Órgãos e Comitês

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei nº 6.404/76, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração, responsável pela adequação das atividades gerenciais com os deveres estabelecidos pelo Estatuto Social de cada companhia e pela lei. O Conselho Fiscal do Banrisul tem funcionamento permanente, cabendo-lhe a revisão das atividades gerenciais e demonstrações financeiras e o dever de informar suas conclusões aos acionistas.

Nos termos da Lei nº 6.404/76 e do Estatuto Social do Banco, seu Conselho Fiscal é composto por cinco membros efetivos e cinco suplentes, sendo um membro titular e seu respectivo suplente eleitos pelos preferencialistas e outro titular e suplente pela minoria acionária.

Membros do Conselho Fiscal Cargo Data da Eleição Término do mandato
Cláudio Morais Machado Membro, eleito pela maioria acionária 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017
Jorge Irani da Silva Membro, eleito pelos acionistas minoritários 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017
Fernando Ferrari Filho Membro, eleito pela maioria acionária 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017
Jorge Michel Lepeltier Membro, eleito pelos acionistas preferencialistas 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017
Urbano Schmitt Membro, eleito pela maioria acionária 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017
Fernando Antonio Viana Imenes Suplente, eleito pela maioria acionária 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017
Massao Fábio Oya Suplente, eleito pelos acionistas preferencialistas 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017
Vicente Jorge Soares Rodrigues Suplente, eleito pela maioria acionária 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017
Maria Luiza Queiroz de Campos Matos Suplente, eleito pelos acionistas minoritários 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017
Tanha Maria Lauermann Schneider Suplente, eleito pela maioria acionária 29/04/2016 Até a AGO do ano de 2017

Clique nos nomes dos membros do Conselho Fiscal para visualizar o curriculum vitae:

Cláudio Morais Machado
Tupy S.A: Membro efetivo do Conselho Fiscal desde 2010. Empresas do Grupo Hoteleiro Everest: Conselheiro Fiscal desde 2010. ONG Projeto Pescar: Conselheiro Fiscal desde 2012. Formação acadêmica: Graduado em ciências contábeis; pós-graduado com especialização em contabilidade pública, societária/financeira, auditoria e finanças, e mestre em Ciências Empresariais, este na Universidade Fernando Pessoa, Porto/PT. É conselheiro fiscal certificado pelo IBGC.
Jorge Irani da Silva
Banrisul Armazém Gerais S.A: Membro efetivo do Conselho Fiscal, desde 04-2015. Banrisul Cartões S.A.: Membro suplente do Conselho Fiscal, desde 04-2015. Banrisul S.A. Administradora de Consórcio: Membro suplente do Conselho Fiscal, desde 04-2015. Banco do Estado do Rio Grande do Sul: Superintendente Executivo, 2011-2014. Formação acadêmica: Graduado em Ciências Contábeis pela PUCRS, 2009; Pós-graduado em Governança Corporativa e Gestão de Riscos pela PUCRS, 2012.
Fernando Ferrari Filho
Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Professor de Economia, desde 1987. Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Pesquisador, desde 2001. Formação Acadêmica: Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 1980; mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 1983; doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), 1992; pós-doutorado pela University of Tennessee, 1995-1996, e pela University of Cambridge, 2011-2012.
Jorge Michel Lepeltier
Consultor autônomo e prestador de serviços nas áreas administrativa, financeira, societária, e de auditoria, sendo sócio da Jorge Lepeltier Consultores Associados Companhia Providência Indústria e Comércio e Cristal Pigmentos do Brasil S.A: Conselheiro de Administração. Alpargatas S.A: Conselheiro Fiscal. São Martinho S.A: Conselheiro Fiscal. TIM Participações S.A.: Conselheiro Fiscal, 2011-2012. AES Tietê S.A: Conselheiro de Administração, 2008-2011. Companhia Paranaense de Energia - Copel: Conselheiro de Administração, 2009-2011. Triunfo Participações e Investimentos S.A: Conselheiro de Administração, 2009-2011. Triunfo Participações e Investimentos S.A: Membro do Comitê de Auditoria, 2009-2011. Positivo Informática S.A: Membro do Comitê de Auditoria, 2009-2011. Formação acadêmica: Graduado em Economia e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com curso de Gerenciamento Ambiental pela ESALQ - Escola de Ensino Superior Luiz de Queiroz em Piracicaba. Especializou-se em Mercado de Capitais, Finanças e Planejamento Estratégico pela New York University.
Urbano Schmitt
Secretário Municipal de Gestão do Município de Porto Alegre. Formação acadêmica: Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul-UCS e graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
Fernando Antonio Viana Imenes
Palestrante nas áreas ética, financeira, negociação, organizacional, planejamento. Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul: Vogal. Formação acadêmica: Graduado em Administração/Contábeis e Economia pela PUCMG, 1979.
Massao Fábio Oya
Sócio da Solução Governança Corporativa e Consultoria Ltda, prestando serviços de assessoramento empresarial nas áreas contábil, societária e governança corporativa. Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo - Sabesp: Conselheiro titular, desde 04/2015. Companhia Paranaense de Energia - COPEL: Conselheiro titular, desde 04/2015. Pettenati Indústria Têxtil S.A: Conselheiro titular, desde 10/2014. Companhia Providência Ind. e Com. S.A: Conselheiro titular, desde 04/2014. Cristal Pigmentos do Brasil S.A: Conselheiro titular, desde 04/2013. WLM Indústria e Comércio S.A: Conselheiro titular, desde 10/2011. Bicicletas Monark S.A.: Conselheiro titular, desde 04/2015. Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar: Conselheiro Fiscal, 04/2011 - 04/2012. TIM Participações S.A: Conselheiro Fiscal, 09/2011-01/2012. Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A: Conselheiro Fiscal, 01/2011-04/2011. Wetzel S.A: Conselheiro Fiscal, 04/2011-04/2012. Bardella S.A - Indústrias Mecânicas: Conselheiro Fiscal, 04/2013- 04/2015. General Shopping S.A: Conselheiro Fiscal, 10/2012-04/2013. Formação acadêmica: Contador com especialização - MBA em Gestão Financeira e Controladoria.
Vicente Jorge Soares Rodrigues
Banrisul S.A: Gerente Executivo na Gerência de Serviços Contábeis, 2000-2015. Formação acadêmica: Graduado em Ciências Contábeis e Atuarias na Faculdade Porto Alegrense/RS e técnico em Contabilidade na Escola ACM (Associação Cristã de Moços).
Maria Luiza Queiroz de Campos Matos
Banco do Estado do Rio Grande do Sul: Secretaria Geral, 2013. Formação acadêmica: Graduação em Faculdade dos Meios de Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1978.
Tanha Maria Lauermann Schneider
Diretora do Ibracon- Instituto dos Auditores Independentes- 6ª Regional RS. Auditora Independente. Titular de empresa de auditoria independente LAUERMANN SCHNEIDER AUDITORES ASSOCIADOS SS. Integrante da Comissão de Educação Profissional Continuada dos Auditores Independentes do Brasil - Conselho Federal de Contabilidade, Gestão 2014 e 2015. Vice-Presidente de Serviços da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom, Gestão 2014 e 2015. Formação acadêmica: Bacharel em Ciências Contábeis; pós-graduada em Controladoria, e Mestre em Ciências Contábeis.

Comitê de Auditoria

Diretamente ligado ao Conselho de Administração, compõe a estrutura de governança corporativa o Comitê de Auditoria, composto por três membros nomeados pelo próprio Conselho, com poderes para, a qualquer tempo, destituí-los. O mandato dos membros do Comitê de Auditoria é de um ano, podendo ser renovável por igual período, mediante prévia autorização do Banco Central do Brasil. Em vista do encerramento do limite de renovações de cinco anos dos mandatos dos componentes do Comitê, em agosto de 2011 foram empossados os novos componentes, conforme a tabela abaixo. Pelo menos um dos integrantes do Comitê possui comprovados conhecimentos nas áreas de contabilidade e auditoria, que o qualifique para a função. Ao final dos semestres findos em 30 de junho e 31 de dezembro, o Comitê de Auditoria elabora documento denominado Relatório do Comitê de Auditoria, mantendo-o à disposição do Banco Central do Brasil e do Conselho de Administração pelo prazo mínimo de cinco anos.

Membros do Comitê de Auditoria Cargo Início do mandato Fim do mandato
Antoninho Scottá Membro 19/12/2016 1ª Reunião Conselho Administração após AGO de 2018
João Verner Juenemann Membro 19/12/2016 1ª Reunião Conselho Administração após AGO de 2018
João Carlos Bona Garcia Membro 19/12/2016 1ª Reunião Conselho Administração após AGO de 2018

Antoninho Scottá
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul -UCS- 1983, com Especialização em Finanças pela UCS, 1994. Também exerceu os seguintes cargos: Gerente Financeiro/Administrativo da empresa Vinícola Miolo Ltda. no período de 08/2009-2012 e Diretor da empresa ARS Consultoria Empresarial Ltda., desde 2009.
João Verner Juenemann
Graduado em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUCRS (concluído em 1962); Didática em Inglês pela PUCRS (concluído em 1962) e Administração de Empresas pela UFRGS (concluído em 1971), com Pós-Graduação em Auditoria pela UFRGS, 1965, também realizou os seguintes cursos extra-curriculares: Proficiência em Alemão, do Goethe Institut - Alemanha, 1956; Proficiência em Inglês, Michigan State University - USA, 1957; Administração Financeira - General Electric S/A-RJ, 1963/1964; Curso de Auditoria do Banco Central do Brasil/Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC, 1974. Conselheiro de Administração, membro de Comitês de Auditoria e Riscos e Conselheiro Fiscal de várias empresas abertas e fechadas nos últimos 30 anos. Atualmente Conselheiro de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. desde 2015 e de Forjas Taurus S.A. desde 2015. Membro dos Comitês de Auditoria e Riscos da Tupy S.A. desde 2009, da Paquetá Calçados desde 2016 e Coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos desde 2016. Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Desenvolvimento Gerencial S.A. (Falconi Consultores de Resultado) desde 2011 e da Saraiva S.A. Livreiros Editores, desde 2016 e palestrante do IBGC em cursos abertos e fechados desde 2004. Presidente do Colégio de Vogais da FACPC - Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis e membro do Comitê de Indicação do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Ex-Conselheiro Fiscal efetivo da Plascar Participações Industriais S.A., da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos, da Sonae Sierra Brasil S.A, da Companhia Providência Indústria e Comércio S.A., do Banco Indusval S.A. e Minerva S.A.. Foi Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, membro do Conselho de Administração do IBGC, Presidente do Conselho Fiscal do Banco Meridional do Brasil S.A., professor da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e co-autor do Guia de Orientação para as Melhores Práticas para o Conselho Fiscal - 2005 e para o Comitê de Auditoria - 2009, emitidos pelo IBGC.
João Carlos Bona Garcia
Advogado e Juiz Aposentado do Tribunal de Justiça Militar/RS; Pós-Graduado na Universidade de Paris I - Sorbonne, também exerceu os seguintes cargos: Secretário de Obras no Município de Passo Fundo/RS; Sub-Chefe Casa Civil para Assuntos do Interior do Estado do Rio Grande do Sul/RS - Governo Pedro Simon; Professor da Universidade de Passo Fundo/RS; Professor da Universidade Alto Taquari/RS; Presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais do BANRISUL; Presidente da Comissão de Anistia dos Ex-Presos Políticos do Rio Grande do Sul/RS; Presidente do Sindicato dos Bancos do Estado do Rio Grande do Sul; Chefe da Casa Civil do RS - Governo Antônio Brito; Juiz do Tribunal da Justiça Militar do Rio Grande do Sul; Presidente do Tribunal da Justiça Militar do Rio Grande do Sul; atualmente exerce os cargos de Diretor Administrativo, Financeiro e de Fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB; Diretor Financeiro da Associação Internacional das Justiças Militares; Conselheiro Fiscal da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - CEAGESP e Conselheiro de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.

Comitê de Remuneração

O Comitê de Remuneração é Órgão estatutário, conforme Resolução do CMN 3.921/2010, e reporta-se diretamente ao Conselho de Administração. Sua competência tem como objetivo assessorar o próprio Conselho, na condução da política de remuneração dos Administradores.

O Comitê é composto por 3 (três) membros, pessoas naturais residentes no país, com formação profissional de nível superior e capacitação técnica compatível com as atribuições do cargo, com mandato de 3 (três) anos, destituíveis a qualquer tempo, podendo ser reconduzidos até o máximo de período legalmente permitido.

Comitê de Remuneração realizará reuniões ordinárias, mensais, de acordo com as regras operacionais de seu funcionamento, e extraordinárias, quando necessárias.

Membro do Comitê de Remuneração Cargo Início do Mandato Fim do Mandato
Arnaldo Bonoldi Dutra Coordenador 28/03/2016 1ª Reunião do Conselho de Administração após a AGO de 2018.
José Luiz Castro Mendel Membro 17/03/2016 1ª Reunião do Conselho de Administração após a AGO de 2018
João Verner Juenemann Membro 08/07/2016 1ª Reunião do Conselho de Administração após a AGO de 2018
Arnaldo Bonoldi Dutra
Advogado, Graduado em Direito pela PUCSP (1979); com Pós-Graduação em Direito Societário pela USP, em Administração Contábil Financeira pela FEA-USP e em Administração de Empresas pela FAAP; cursou também o Program of Instruction for Lawyers da Faculdade de Direito de Harvard; Certificado pelo IBGC como Conselheiro (2010), e como Diretor de Compliance pela BM&FBovespa (2007). Coordenador do Comitê de Remuneração (desde 03/2016), Sócio Sênior da Albino Advogados (desde 2008), Sócio Gerente da Bonoldi Dutra Advogados (2008 a 2010), Diretor Executivo Jurídico Corporativo e de Compliance do Banco Santander do Brasil (2003 a 2008), Diretor Executivo Jurídico e de Compliance para o Brasil e América Latina do ING Bank N.V. - Filial de São Paulo (1998 a 2003), Diretor Gerente Executivo Jurídico (1997 a 1998) - Diretor Executivo Jurídico (1992 a 1997) - Diretor Executivo Jurídico para o Global Bank (1989 a 1992) - Diretor Adjunto Jurídico em SP (1987 a 1989) do Banco J.P. Morgan, Advogado Consultor Sênior da Du Pont do Brasil S.A. (1982 a 1987), Consultor Jurídico da BrasilPar Participações e Investimentos S.A. (1981 a 1982), Assistente Legal e Advogado Associado da Pinheiro Neto Advogados (1976 a 1981). É Vice Coordenador das Comissões de Governança Corporativa de Instituições Financeiras e de Gerenciamento de Riscos Corporativos do IBGC; foi membro da Câmara de Arbitragem da BM&FBovespa (2001 a 2009), do Comitê Legal da Febraban por 15 anos e presidiu o Comitê Legal da Associação Brasileira de Bancos Internacionais por 5 anos.
José Luiz Castro Mendel
Graduado em Geologia pela UNISINOS (1987); com Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade IBGEN (2006). Membro do Comitê de Remuneração do Banrisul (desde 03/2016), Vice-Presidente do Conselho de Administração da Banrisul Cartões S.A. (desde 2015), Diretor de Departamento na Secretaria de Estado de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do RS (2011 a 2014), no Banco do Estado do Rio Grande do sul (1976 a 2010), atuou como Gerente Executivo na Unidade de Atendimento e Serviços (2003 a 2005) e Superintendente Executivo na Unidade de Atendimento e Serviços (2005 a 2010). Na Secretaria de Obras do RS foi representante no Conselho de Recursos Hídricos, Câmara Técnica de Águas Subterrâneas, Comitê Gestor de Passe Livre, Conselho Gestor do Passe Livre, Comitês Bacia Hidrográfica dos Rios (Caí, Sinos, Gravataí) e lago Guaíba, Conselho Gestor de Irrigação e Conselho Metropolitano de Gestores Públicos de Transporte; foi também Fiscal de Convênios pelo Departamento de Desenvolvimento Urbano.
João Verner Juenemann
Graduado em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUCRS (concluído em 1962); Didática em Inglês pela PUCRS (concluído em 1962) e Administração de Empresas pela UFRGS (concluído em 1971), com Pós-Graduação em Auditoria pela UFRGS, 1965, também realizou os seguintes cursos extra-curriculares: Proficiência em Alemão, do Goethe Institut - Alemanha, 1956; Proficiência em Inglês, Michigan State University - USA, 1957; Administração Financeira - General Electric S/A-RJ, 1963/1964; Curso de Auditoria do Banco Central do Brasil/Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC, 1974. Conselheiro de Administração, membro de Comitês de Auditoria e Riscos e Conselheiro Fiscal de várias empresas abertas e fechadas nos últimos 30 anos. Atualmente Conselheiro de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. desde 2015 e de Forjas Taurus S.A. desde 2015. Membro dos Comitês de Auditoria e Riscos da Tupy S.A. desde 2009, da Paquetá Calçados desde 2016 e Coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos desde 2016. Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Desenvolvimento Gerencial S.A. (Falconi Consultores de Resultado) desde 2011 e da Saraiva S.A. Livreiros Editores, desde 2016 e palestrante do IBGC em cursos abertos e fechados desde 2004. Presidente do Colégio de Vogais da FACPC - Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis e membro do Comitê de Indicação do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Ex-Conselheiro Fiscal efetivo da Plascar Participações Industriais S.A., da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos, da Sonae Sierra Brasil S.A, da Companhia Providência Indústria e Comércio S.A., do Banco Indusval S.A. e Minerva S.A.. Foi Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, membro do Conselho de Administração do IBGC, Presidente do Conselho Fiscal do Banco Meridional do Brasil S.A., professor da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e co-autor do Guia de Orientação para as Melhores Práticas para o Conselho Fiscal - 2005 e para o Comitê de Auditoria - 2009, emitidos pelo IBGC.

Comitês e outras políticas

O Banrisul possui 15 (quinze) órgãos com funções auxiliares da Diretoria, denominados:

a) Comitê de Gestão Bancária
b) Comitê de Gestão Administrativa
c) Comitê de Gestão Comercial
d) Comitê de Gestão de Controles Internos
e) Comitê de Gestão de Marketing
f) Comitê de Gestão de Pessoas
g) Comitê de Gestão de Tecnologia de Informação
h) Comitê de Gestão Econômica
i) Comitê de Gestão Socioambiental
j) Comitê de Cartões e Adquirência
k) Comitê de Crédito
l) Comitê de Investimentos
m) Comitê de Precificação de Ativos
n) Comitê de Riscos Corporativos
o) Comitê de Tesouraria

Cada Comitê possui, no mínimo 4 (quatro) e no máximo 12 (doze) integrantes, exceto o Comitê de Gestão de Canais que tem como membros, além dos Superintendentes de Unidades, os Superintendentes Regionais e Gerente Geral da Agência Central.

São membros dos Comitês os empregados titulares de Superintendência de Unidade, Superintendência de Assessoria, Superintendências Regionais, Secretário Executivo do Comitê de Gestão Bancária e Gerente Geral da Agência Central, nomeados pela própria Diretoria. O Comitê de Gestão Bancária é composto por Diretores e os Coordenadores dos demais Comitês.

Compete ao Coordenador do Comitê ou do Grupo convocar e presidir as reuniões do órgão respectivo. Observada a regulamentação baixada pela Diretoria, compete a cada Comitê opinar sobre os assuntos pertinentes à sua área respectiva, submetendo-os, após, à deliberação da Diretoria. Poderá a Diretoria fixar alçada aos Comitês, no limite da qual terão poder deliberativo. Os Coordenadores dos Comitês e dos Grupos, quando houver, serão de nomeação da Diretoria e terão representação participativa em reuniões mensais da Diretoria.