Estratégias e Vantagens Competitivas

Estratégias

Os pontos-chave das estratégias do Banrisul são:

- Crescimento de sua carteira de crédito de forma prudente e sustentável, mantendo níveis atrativos de rentabilidade. O Banrisul visa expandir sua carteira de crédito, aproveitando fontes de captação diversificadas e mudanças socioeconômicas, como o crescimento do mercado bancário e a crescente inclusão da população de baixa renda à matriz de serviços bancários. O Banco pretende também lançar mão de sua capacidade de obter recursos a custos extremamente reduzidos, decorrentes de suas diversificadas fontes de captação, para expandir sua carteira de forma consistente e com níveis atraentes de rentabilidade.

- Consolidar e manter sua liderança no Estado do Rio Grande do Sul.O Banrisul pretende manter, além do Estado do Rio Grande do Sul, o Estado de Santa Catarina como principal foco geográfico de suas atividades. Nessa região, além de sua presença consolidada, o Banco tem capacidade de ampliação de sua participação na atual base de clientes, com o aumento do número de produtos contratados por cada cliente, familiaridade da população com a sua marca e apoio institucional que o Banrisul recebeu do governo gaúcho.

- Fortalecer seu relacionamento com entidades públicas e consolidar sua presença no setor. Pelo fato do Banrisul ser controlado pelo Estado do Rio Grande do Sul, parte relevante de sua estratégia de negócios inclui a prestação de serviços e a concessão de crédito aos funcionários públicos estaduais e municipais. Na prestação de serviços, essa estratégia beneficia o Banco, pois, além da receita com os serviços, há grande possibilidade de originação de novos negócios com funcionários públicos, especialmente nos segmentos de crédito consignado, financiamento consignado para a aquisição de bens em geral e prestação de serviços bancários.

- Investir em tecnologia, como forma de reduzir custos, obter ganhos de escala e produtividade e aumentar a gama de produtos que o Banco disponibiliza. O Banrisul tem investido continuamente em desenvolvimento tecnológico, principalmente na modernização de seus hardwares e softwares. Esse investimento permitiu adaptar a rede do Banco ao seu novo modelo operacional e de gestão de negócios e ampliar sua capacidade de processamento de dados. Os benefícios advindos desse investimento, que ainda não foram totalmente capturados, incluem a uniformização e homogeneização de processos, com redução de custos e ganhos de escala, maior facilidade no acompanhamento de suas operações e eficiência operacional.

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Vantagens Competitivas

O Banrisul acredita que seus principais pontos fortes e vantagens competitivas são os seguintes

- Sólido histórico de crescimento e baixo custo de captação. O histórico de crescimento do Banrisul lhe coloca entre os 7 maiores bancos brasileiros em número de agências e entre os 8 maiores em depósitos totais, em cada um dos últimos três anos, segundo dados do Banco Central. Adicionalmente, as fontes diversificadas de captação de recursos do Banco, com os depósitos a prazo correspondendo a 52% do total dos recursos captados e sob gestão, lhe permitem obter recursos a custos competitivos e abaixo da média do sistema bancário brasileiro.

- Plataforma de atendimento com grande capacidade de originação de novos negócios, flexibilidade para aumento do volume de crédito e distribuição de produtos e serviços financeiros. A rede de atendimento do Banco, inclusive por meio da Rede Vero e do Cartão Banricompras, garante ao Banrisul acesso a uma ampla e diversificada base de clientes entre pessoas físicas e jurídicas (especialmente microempresas e empresas de pequeno e médio porte), e fortalece sua capacidade de originação de novos negócios. Esse acesso põe o Banco em posição vantajosa em relação a seus concorrentes para aproveitar, em especial, o crescimento do mercado de adquirência, seguros, previdência e capitalização, de forma a consolidar sua geração de receitas com serviços e tarifas.

- Forte presença e reconhecimento da sua marca na região sul do País, em especial no Estado do Rio Grande do Sul. Estado no qual está situada a sede da Instituição, com um Produto Interno Bruto (PIB) nominal de R$331,1 bilhões e PIB per capita 12,5% maior que a média nacional, segundo dados do IBGE. No ano de 2015, a Rede de Atendimento Banrisul atingiu 1.279 pontos, distribuídos em 536 agências, das quais 491 no Rio Grande do Sul, 30 em Santa Catarina, 13 nos demais estados brasileiros e 2 no exterior, 202 Postos de Atendimento Bancário e 541 Pontos de Atendimento Eletrônico.

- Política conservadora de concessão de crédito. O índice de inadimplência acima de 60 dias atingiu 5,00% do volume total de crédito, em dezembro de 2015, com aumento de 1,17 pp. nos doze meses. A inadimplência acima de 90 dias alcançou 4,32% em março de 2015 com crescimento de 0,93 pp. em relação ao registrado em dezembro de 2014. O Banrisul tem uma exposição equilibrada ao risco por meio de sua distribuição e qualidade de clientes, com 90,1% de suas operações de crédito sendo classificadas como Risco Normal, abrangendo os níveis de risco AA até C.

- Sólido relacionamento institucional com entidades públicas. O Banrisul é o banco oficial e principal agente financeiro do Estado do Rio Grande do Sul, seu acionista controlador. Por força de lei, o Banco realiza o recolhimento de tributos estaduais e o repasse de parte destes recursos aos municípios gaúchos e, nos termos de convênios celebrados (inclusive com o Estado do Rio Grande do Sul), efetua pagamentos a fornecedores de bens e serviços e funcionários públicos ativos e inativos. Além do próprio Estado, o Banrisul presta serviços à totalidade dos órgãos da administração pública estadual e à maioria dos municípios gaúchos.

-Modelo de gestão com foco em resultados e controle centralizado das suas operações. O Banrisul desenvolveu um modelo de negócios focado na lucratividade de cada operação e na sua lucratividade global, a partir de metas individuais para seus funcionários, para cada agência e para o Banco, como um todo. O Banrisul procura maximizar a rentabilidade de cada cliente por meio de simulações que demonstram todos os serviços que lhe podem ser oferecidos. As metas do Banrisul repercutem diretamente na remuneração de seus empregados e são definidas, para cada área, de acordo com a margem de contribuição, histórico e potencial de cada cliente.