Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração do Banrisul é o seu órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas gerais de negócios do Banco, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores do Banrisul. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião. Para acessar o regimento interno do Conselho de Administração, clique aqui.

Conselheiros Cargo
Jorge Luís Tonetto Presidente
Cláudio Coutinho Mendes Vice-Presidente
Irany de Oliveira Sant’Anna Junior Conselheiro
Márcio Gomes Pinto Garcia Conselheiro
Eduardo Cunha da Costa Conselheiro
Ademar Schardong Conselheiro
Ramiro Silveira Severo Conselheiro, membro independente
João Verner Juenemann Conselheiro, membro independente
Rafael Andréas Weber Conselheiro eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias, membro independente
Adriano Cives Seabra Conselheiro eleito pelos acionistas detentores de ações preferenciais, membro independente

Diretoria Executiva

Os Diretores do Banrisul são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela sua administração cotidiana e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Diretores Cargo
Cláudio Coutinho Mendes Presidência
Irany de Oliveira Sant’Anna Junior Vice-Presidência e Diretoria de Controle e Risco
Claíse Müller Rauber Diretoria de Produtos, Segmentos e Canais Digitais
Fernando Postal Diretoria Comercial de Distribuição e Varejo
Jorge Fernando Krug Santos Diretoria de Tecnologia da Informação
Marcus Vinícius Feijó Staffen Diretoria de Finanças e Relações com Investidores
Osvaldo Lobo Pires Diretoria de Crédito e Operações
Raquel Santos Carneiro Diretoria Institucional
Suzana Flores Cogo Diretoria Administrativa

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei nº 6.404/76, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração, responsável pela adequação das atividades gerenciais com os deveres estabelecidos pelo Estatuto Social de cada companhia e pela lei. O Conselho Fiscal do Banrisul tem funcionamento permanente, cabendo-lhe a revisão das atividades gerenciais e demonstrações financeiras e o dever de informar suas conclusões aos acionistas.

Membros do Conselho Fiscal Cargo
Bruno Pinto de Freitas Membro efetivo, eleito pela maioria acionária
Rogério Costa Rokembach Membro efetivo, eleito pela maioria acionária
Marco Aurélio Santos Cardoso Membro efetivo, eleito pela maioria acionária
Massao Fábio Oya Membro efetivo, eleito pelos acionistas detentores de ações preferenciais
Maria Carmen Weterlund Montera Membro efetivo, eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias (com mandato até a posse de seu substituto eleito em Assembleia extraordinária realizada 30/09/19)
Gustav Penna Gorski Membro efetivo, eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias (eleito em AGE realizada em 30/09/19, pendente de homologação do Bacen)
Bruno Queiroz Jatene Suplente, eleito pela maioria acionária
Tanha Maria Lauermann Schneider Suplente, eleito pela maioria acionária
Vicente Jorge Soares Rodrigues Suplente, eleito pela maioria acionária
Maria Elvira Lopes Gimenez Suplente, eleito pelos acionistas detentores de ações preferenciais
Leonel Volmar Braz Ortiz Suplente, eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias (eleito em AGE realizada em 30/09/19, pendente de homologação do Bacen)

Comitê de Auditoria

Em cumprimento à Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 3.198/04 e alterações, o Banrisul instituiu o Comitê de Auditoria, de funcionamento permanente, podendo ser compartilhado com as sociedades controladas pela Sociedade, têm papel relevante de suporte ao Conselho de Administração, fortalecendo a atuação deste em sua missão de proteger as organizações no melhor interesse de seus negócios. Neste sentido o Comitê deve monitorar a eficácia dos controles internos e das políticas e procedimentos de proteção em relação a fraudes, conflitos de interesse e demais desvios conduta que possam impactar a organização. Assuntos relacionados a conformidade (tanto em relação às normas e à legislação, quanto em relação a políticas internas), riscos, auditoria e demonstrações financeiras, são objeto de trabalho do Comitê de Auditoria. Para acessar o regimento interno do Comitê de Auditoria, clique aqui.

Membros do Comitê de Auditoria Cargo
João Verner Juenemann Coordenador
Carlos Biedermann Membro
Eraldo Soares Peçanha Membro

Comitê de Elegibilidade e Remuneração

Comitê de Elegibilidade e Remuneração é Órgão estatutário, conforme Resolução do CMN 3.921/2010 e Lei 13.303/16, e reporta-se diretamente ao Conselho de Administração. Sua competência tem como objetivo assessorar o próprio Conselho na condução da política de remuneração dos Administradores e no auxílio para análise de requisitos e vedações para indicação e avaliação dos Administradores, membros do Conselho Fiscal e Comitês Estatutários. Para acessar o regimento interno do Comitê de Elegibilidade e Remuneração, clique aqui.

Membro do Comitê de Remuneração Cargo
Arnaldo Bonoldi Dutra Coordenador
José Luiz Castro Mendel Membro
Giusepe Lo Russo Membro

Comitê de Riscos

Em cumprimento ao disposto na Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.557/17, o Banrisul instituiu o Comitê de Riscos, de funcionamento permanente, com o objetivo de identificar, mensurar, avaliar, monitorar, reportar, controlar e mitigar riscos de crédito, de mercado, de variação das taxas de juros para os instrumentos classificados na carteira bancária, operacional, de liquidez, socioambiental e demais riscos relevantes conforme critérios a serem estabelecidos pela Sociedade. Para acessar o regimento interno do Comitê de Riscos, clique aqui.

Membro do Comitê de Riscos Cargo
João Zani Coordenador
José Luis Campani Lourenzi Membro
Carlos Eduardo Schonerwald da Silva Membro
Ademar Schardong Membro
Márcio Gomes Pinto Garcia Membro

Demais Comitês

O Banrisul possui 15 (quinze) órgãos com funções auxiliares da Diretoria, denominados:

a) Comitê de Gestão Bancária
b) Comitê de Gestão Administrativa
c) Comitê de Gestão Comercial
d) Comitê de Gestão de Controles Internos
e) Comitê de Gestão de Marketing
f) Comitê de Gestão de Pessoas
g) Comitê de Gestão de Tecnologia de Informação
h) Comitê de Gestão Econômica
i) Comitê de Crédito
j) Comitê de Investimentos
k) Comitê de Precificação de Ativos
l) Comitê de Riscos Corporativos
m) Comitê de Tesouraria
n) Comitê de Gestão de Recuperação e Restruturação de Crédito
o)Comitê de Priorização de Demandas à TI

Cada Comitê possui, no mínimo 4 (quatro) e no máximo 12 (doze) integrantes, exceto o Comitê de Gestão de Canais que tem como membros, além dos Superintendentes de Unidades, os Superintendentes Regionais e Gerente Geral da Agência Central.

São membros dos Comitês os empregados titulares de Superintendência de Unidade, Superintendência de Assessoria, Superintendências Regionais, Secretário Executivo do Comitê de Gestão Bancária e Gerente Geral da Agência Central, nomeados pela própria Diretoria. O Comitê de Gestão Bancária é composto pelos Diretores e Coordenadores dos demais Comitês.

Compete ao Coordenador do Comitê ou do Grupo convocar e presidir as reuniões do órgão respectivo. Observada a regulamentação baixada pela Diretoria, compete a cada Comitê opinar sobre os assuntos pertinentes à sua área respectiva, submetendo-os, após, à deliberação da Diretoria. Poderá a Diretoria fixar alçada aos Comitês, no limite da qual terão poder deliberativo. Os Coordenadores dos Comitês e dos Grupos, quando houver, serão de nomeação da Diretoria e terão representação participativa em reuniões mensais da Diretoria.

Mais Informações

Os currículos dos membros do Conselho de Administração, Diretoria, Conselho Fiscal e Comitês estão disponíveis nos Itens 12.5/12.6 e 12.7/12.8 do Formulário de Referência do Banrisul. Para acessá-lo clique aqui.

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