Perguntas Mais Frequentes

1 INVESTIR EM AÇÕES

1.1 Quais são os fatores de risco para investir em ações?

Acesse na seção ‘Outras Informações’ os Fatores de Risco, ou clique aqui para ser direcionado.

1.2 Qual é o procedimento para investir em ações do Banrisul?

Ações do Banrisul - não é necessário de ser correntista do Banrisul. Procure a corretora de valores de sua preferência, em qualquer lugar do Brasil, e efetue a compra de ações;

Fundos de Ações administrados e demais opções de investimento oferecidas pelo Banrisul - são produtos oferecidos somente a clientes. Para saber qual é a agência mais próxima consulte o site do Banrisul (www.banrisul.com.br) na seção ‘Onde tem Banrisul’, opção Agências e Postos de Atendimento.

1.3 Quando devo vender minhas ações?

O valor de mercado dos títulos e valores mobiliários emitidos por companhias brasileiras é influenciado pela percepção de risco do Brasil e de outras economias e a deterioração dessa percepção pode ter efeito negativo no preço de nossas ações. Ou seja, ainda que as condições econômicas naqueles países possam diferir consideravelmente das condições econômicas no Brasil, as reações dos investidores aos acontecimentos nesses mesmos países podem ter um efeito adverso no valor de mercado dos títulos e valores mobiliários de emissores brasileiros.

O comportamento das ações do Banrisul é influenciado pelo desempenho do mercado acionário brasileiro, presentemente afetado por eventos externos, ainda que estes não afetem ou se comuniquem com o desempenho do Banco. Contudo, a ausência de um mercado ativo e líquido para nossas ações limita a habilidade do investidor de revendê-las ao preço e no tempo desejados.

Investir em ações é uma alternativa de médio e longo prazo, sendo soberana a decisão individual de cada investidor, a qual pode implicar eventual prejuízo em comparação ao investimento feito.

Reiteramos, por fim, os termos expressos na seção Fatores de Risco.

1.4 Como devo proceder para fazer aplicações no Banrisul na categoria Fundos de Investimento?

Os fundos de investimento do Banrisul são exclusivos para seus correntistas. Para realizar o investimento desejado, basta procurar sua agência. Caso não seja sua situação, basta procurar a agência mais próxima e efetuar a abertura de conta corrente. Os endereços estão disponíveis no site do Banrisul (www.banrisul.com.br), seção ‘Onde tem Banrisul’.

2 OFERTA PÚBLICA OCORRIDA EM 2007

2.1 Onde posso visualizar o Prospecto de Oferta Pública das ações do Banrisul?

O prospecto está disponível na seção Downloads, com data de 24/07/2007 (clique aqui) e no site da CVM (www.cvm.gov.br).

2.2 Qual foi o resultado da Oferta Pública de Ações ocorrida em 2007?

Os recursos provenientes da capitalização, no montante de R$ 800 milhões, reforçaram a base de capital do Banrisul permitindo financiar a expansão das operações de crédito e implementar estratégias comerciais e de investimentos em tecnologia da informação.

2.3 Qual a composição acionária antes e depois da oferta?

Posição Acionária antes da oferta

Acionista ON PNA PNB TOTAL
Estado do Rio Grande do Sul 99,62% 68,03% 100,00% 99,40%
Fund Banrisul de Seg. Social 0,22% 3,97% 0,00% 0,18%
Inst. Prev. Do Estado RGS 0,02% 4,21% 0,00% 0,06%
Administradores 0,00% 0,00% 0,00% 0,00%
Outros 0,14% 23,78% 0,00% 0,36%

Posição Acionária após a oferta

Acionista ON PNA PNB TOTAL
Estado do Rio Grande do Sul 99,62% 68,03% 13,04% 56,97%
Fund Banrisul de Seg. Social 0,22% 3,97% 0,00% 0,15%
Inst. Prev. Do Estado RGS 0,02% 4,21% 0,00% 0,05%
Administradores 0,00% 0,00% 0,00% 0,00%
Outros 0,14% 23,78% 86,96% 42,83%

2.4 O que é a UNIT (BRSR11)?

O papel de código BRSR11 refere-se às units do Banrisul, que eram compostas por 02 (duas) ações PNB e 01 (um) recibo de subscrição, para serem negociadas enquanto não havia sido homologado pelo Banco Central do Brasil o aumento de capital resultante da oferta primária de ações, o que ocorreu em 29/08/07.

Desta forma, em 03/09/07 a ação de código BRSR11 foi extinta e as units desmembradas e substituídas por 03 (três) ações PNB, conforme disposto no Comunicado aos Acionistas com data de 29/08/2007 (disponível na seção notícias do site www.banrisul.com.br/ri). Clique aqui para visualizar.

O código de negociação da ação PNB é BRSR6, com direito ao recebimento de dividendos, como as demais ações do Banco. Clique no link abaixo para visualizar o comunicado.

Comunicado aos Acionistas, referente à homologação do aumento de Capital Social, ocorrida em 29/08/07.

2.5 O que significa a adesão ao Nível 1 de Governança Corporativa após a oferta pública de ações?

A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) possui três níveis diferentes de práticas de governança corporativa, Nível 1 de Governança, Nível 2 de Governança e Novo Mercado. Eles diferenciam-se pelo grau das exigências destas práticas. O Banrisul aderiu ao Nível 1 de Governança, reforçando o seu comprometimento com as boas práticas de governança corporativa.

O Nível 1 de Governança é um segmento de listagem da Bovespa destinado à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometam, voluntariamente, com a adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa e divulgação de informações adicionais em relação ao que já é exigido pela legislação vigente. Para mais informações, consulte a seção de ‘Governança Corporativa’ do site. Clique aqui para ser direcionado.

3 AÇÕES DO BANRISUL

3.1 Quais são os códigos das ações negociadas pelo Banrisul?

As ações negociadas pelo Banrisul possuem os seguintes códigos:

  • Ação ON: BRSR3
  • Ação PN: BRSR4 (1)
  • Ação PNA: BRSR5
  • Ação PNB: BRSR6

(1) Ações PN foram convertidas em PNA por deliberação em Assembleia de Acionistas em junho/2007. Esta ação não está mais listada em bolsa de valores.

3.2 Qual é a diferença entre as ações ON, PNA e PNB?

A diferença está no direito conferido a cada uma delas.

Está disponível no Estatuto Social/Seção III os direitos de cada uma, também reproduzidos abaixo:

Art. 5º - O capital social é dividido em 408.974.477 (quatrocentos e oito milhões, novecentos e setenta e quatro mil e quatrocentos e quarenta e sete) ações sem valor nominal, sendo 205.043.374 (duzentos e cinco milhões, quarenta e três mil, trezentos e setenta e quatro) ordinárias, 3.651.859 (três milhões, seiscentos e cinquenta e um mil, oitocentos e cinquenta e nove) ações preferenciais classe A e 200.279.244 (duzentos milhões, duzentos e setenta e nove mil, duzentos e quarenta e quatro) ações preferenciais classe B, sendo as ações preferenciais classe A conversíveis em ações ordinárias ou preferenciais classe B.

§ 1º - Tanto as ações ordinárias quanto as preferenciais terão sempre a forma nominativa.

§ 2º - A cada uma das ações ordinárias, sem limitação, corresponderá um voto nas deliberações da assembleia geral.

Art. 8º - As ações preferenciais classe A conferirão a seus titulares os seguintes direitos: (i) prioridade no recebimento de um dividendo fixo preferencial, não cumulativo, de 6% (seis por cento) ao ano, calculado sobre o quociente resultante da divisão do valor do capital social pelo número de ações que o compõem; (ii) direito de participar, depois de pago às ações ordinárias e preferenciais classe B um dividendo igual ao pago a tais ações, na distribuição de quaisquer outros dividendos ou bonificações em dinheiro distribuídos pela sociedade, em igualdade de condições com as ações ordinárias e preferenciais classe B, com o acréscimo de 10% (dez por cento) sobre o valor pago a tais ações; (iii) participação nos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas, em igualdade de condições com as ações ordinárias e preferenciais classe B; (iv) prioridade no reembolso de capital, sem prêmio; (v) o direito assegurado nos termos do artigo 80 (oitenta) deste Estatuto Social; (vi) conversibilidade em ações ordinárias ou preferenciais classe B, a critério do titular da ação, a qualquer tempo, mediante notificação à sociedade.

Art. 9º - As ações preferenciais classe B conferirão a seus titulares os seguintes direitos: (i) participação nos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas, em igualdade de condições com as ações ordinárias e preferenciais classe A; (ii) prioridade no reembolso de capital, sem prêmio; e (iii) o direito assegurado nos termos do artigo 80 (oitenta) deste Estatuto Social. As ações preferenciais classe B não serão conversíveis.

O investimento em ações é uma decisão de caráter estratégico e particular e deve considerar, entre outros fatores, não somente a política de dividendos para cada tipo de ação, mas também fatores como sua cotação e liquidez. O valor de mercado dos títulos e valores mobiliários emitidos por companhias brasileiras é influenciado pela percepção de risco do Brasil e de outras economias, que podem influenciar no preço de nossas ações.

Acesse também os Fatores de Risco, antes de tomar sua decisão de investimento.

3.3 Quais são os fatores de risco das ações do Banrisul?

Acesse a seção Fatores de Risco, antes de tomar sua decisão de investimento.

3.4 As ações PN que foram convertidas em PNA também foram convertidas em PNB após a conclusão da oferta?

As antigas ações PN do Banco foram convertidas automaticamente em PNA a partir da criação das novas duas classes de ações (PNA e PNB) visando à oferta pública, na qual foram negociadas somente as últimas.

Por característica própria, a ação PNA pode ser convertida a qualquer momento em ação ON ou em ação PNB, porém somente por iniciativa do seu titular. Desta forma, não houve conversão de PNA para PNB automaticamente.

3.5 Qual é o prazo máximo para a conversão de ações PNA em ações em ON ou PNB?

A conversão dar-se-á a qualquer tempo, mediante solicitação pelo acionista, indicando a quantidade de ações a serem convertidas e a nova espécie e classe de ação.

3.6 Qual é o procedimento para os acionistas custodiados junto ao Banrisul efetuarem a conversão das ações PNA em ON ou PNB?

Para ações custodiadas no Banrisul, o acionista deve dirigir-se a qualquer agência e manifestar sua intenção. Caberá à agência identificá-lo e remeter a solicitação aos cuidados da Unidade de Relações com Investidores.

Clique aqui para acessar o modelo de Conversão de Ações

3.7 Qual é o procedimento para os acionistas custodiados junto a CBLC efetuarem a conversão das ações PNA em ON ou PNB?

Para ações custodiadas em corretoras em geral, é necessário correspondência remetida ao Banrisul pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), indicando a quantidade de ações objeto de conversão e a nova espécie e classe de ação. Neste caso, o acionista deve manifestar sua intenção diretamente a sua Corretora.

3.8 Qual é o procedimento para efetuar a venda de ações do Banrisul?

A negociação das ações é realizada por intermédio de corretora de valores de livre escolha do acionista.

Caso opte pela Corretora Banrisul, basta dirigir-se a uma agência do Banrisul munido de documento de identificação, CPF e comprovante de residência (conta de água - exceto DMAE -, luz, telefone fixo ou certificado de registro de veículos automotores - CRVA). Se possuir conta corrente no Banrisul, deve ser na agência onde mantém a conta.

3.9 Qual é o procedimento para efetuar a compra de ações do Banrisul?

A negociação das ações é realizada por intermédio de corretora de valores de sua escolha. Para aquisição de ações emitidas pelo Banrisul, é necessário o preenchimento de cadastro e a respectiva emissão de ordem de compra de ação.

Recomendamos a Banrisul SA Corretora de Valores e Câmbio (http://www.banrisulcorretora.com.br/). Caso opte pela Corretora Banrisul, basta que o acionista ou seu representante legal dirija-se a uma agência Banrisul munido de documento de identificação, CPF, comprovante de residência (conta de água - exceto DMAE, luz, telefone fixo ou certificado de registro de veículos automotores - CRVA) e comprovante de renda. Se possuir conta corrente no Banrisul, deve ser na agência onde o acionista mantém a conta.

3.10 Qual é o procedimento para efetuar a doação de ações?

A doação é solicitada através de carta contendo todos os dados do acionista doador e do beneficiário. Esta operação é restrita para os casos de transferência de pequenas quantidades de ações entre pais e filhos.

3.11 Nos casos de causa mortis, separação ou divórcio, qual é o procedimento para transferência das ações?

A transferência de ações por causa mortis, separação ou divórcio pode ser encaminhada por qualquer agência Banrisul.

Nestes casos, o beneficiário deve apresentar Formal de Partilha ou Alvará Judicial:

FORMAL DE PARTILHA: cópia com autenticação original das seguintes partes do Formal de Partilha: abertura, homologação da partilha, folhas homologadas relativas aos bens de cada beneficiário e o encerramento.

ÁLVARA JUDICIAL: documento original, com vigência, que tenha claramente discriminado o tipo e a quantidade de ações do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. Este documento pode autorizar a transferência de ações do acionista para um beneficiário ou a venda das ações em Bolsa de Valores, resultando no crédito do produto desta venda para o beneficiário especificado.

Além do Formal de Partilha ou Alvará Judicial, acima descritos, também é necessário a apresentação das cópias dos documentos de identificação, CPF e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone fixo ou certificado de registro de veículos automotores - CRVA).

3.12 É possível comprar ações do Banrisul utilizando-se de precatórios?

Não, a compra de ações exige cadastro em corretora de valores e autorização para débito dos valores correspondentes às transações (tarifas e emolumentos) diretamente em conta corrente, não sendo contemplada a utilização de títulos ou demais instrumentos de dívida para sua aquisição.

3.13 Onde posso consultar a cotação das ações do Banrisul?

As agências têm acesso à cotação de fechamento do pregão relativo ao dia útil imediatamente anterior. Cotações atuais podem ser obtidas no site de Relações com Investidores (www.banrisul.com.br/ri), da Banrisul S.A. Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio (www.banrisulcorretora.com.br) ou na página da Bovespa (www.bovespa.com.br).

3.14 Onde posso consultar o histórico das cotações das ações do Banrisul?

A Bovespa divulga em seu site o histórico das cotações desde 1986 no seguinte endereço:

http://www.bmfbovespa.com.br/shared/iframe.aspx?idioma=pt-br&url=http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/cotacoes-historicas/FormSeriesHistoricas.asp. Cotações do dia podem ser obtidas no site de Relações com Investidores (www.banrisul.com.br/ri), no da Banrisul Corretora (www.banrisulcorretora.com.br) ou no da própria Bovespa (www.bovespa.com.br).

3.15 Onde posso consultar os principais índices da ação PNB?

Na seção ‘Fundamentos e Planilhas’.

3.16 Onde posso localizar a agenda de divulgação de resultados do Banrisul?

Na seção ‘Calendário de eventos’.

4 CAPITAL SOCIAL

4.1 Qual é a posição acionária atual do Banrisul?

Acesse na seção ‘Governança Corporativa/Composição acionária‘.

4.2 Quando o Banrisul realizou a Abertura de Capital e passou a negociar ações no mercado acionário?

A Abertura de Capital do Banrisul deu-se na constituição da sociedade anônima, conforme ata de Assembleia Geral Constitutiva nº 1 realizada em 28/07/1928, com capital social de 50 mil contos de réis, dividido em ações nominativas de 500 mil réis cada uma; portanto, o Banrisul sempre foi uma companhia de capital aberto.

Em 31/07/07 o Banrisul ingressou no Nível 1 das Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA, realizando Oferta Pública de Emissão Primária e Secundária de Ações, mantendo o controle acionário em poder do Estado do Rio Grande do Sul (99,6% das ações ordinárias - ON).

4.3 Qual foi o aumento de capital ocorrido em função da Oferta Pública de 31/07/07, homologado em 29/08/2007?

O aumento de capital do Banrisul deu-se somente pela oferta primária (aumento resultante de R$ 799.999.992,00), uma vez que a oferta secundária foi composta de ações de emissão do Banco já em circulação e de titularidade do Estado do Rio Grande do Sul, sendo o produto financeiro creditado ao acionista titular. Todas as ações aqui mencionadas são da espécie e classe PNB. As quantidades de ações relativas às ofertas primária e secundária são 66.666.666 e 107.246.377, respectivamente.

4.4 Qual é o teor da exigência datada de 10/07/2007 referente à oferta pública de ações do Banco do Estado do Rio Grande do Sul?

Em 10/07/2007 o Banrisul enviou para a Comissão de Valores Mobiliários os seguintes documentos:

1. Formulário consolidado informando não ter ocorrido operações com valores mobiliários e derivativos por parte de administradores e pessoas ligadas, em Maio de 2007;

2. Formulário consolidado informando não ter ocorrido operações com valores mobiliários e derivativos por parte de administradores e pessoas ligadas, em Junho de 2007; e

3. cópia de republicação do aviso ao mercado para inclusão dos logotipos das corretoras consorciadas participantes da oferta pública, cuja publicação foi realizada em 10/07/2007 nos jornais Correio do Povo, Gazeta Mercantil, Jornal do Comércio, NH, O Sul, Valor Econômico e Zero Hora.

4.5 Como ocorreu a bonificação de ações do Banrisul aprovada na AGE (Assembleia Geral Extraordinária) de 30/04/2007?

Em decorrência do aumento do Capital Social pela incorporação de Reservas de Lucros, foram emitidas 10.269.234.346 ações bonificadas aos acionistas. As novas ações foram emitidas à proporção de 1 (uma) nova ação para cada 4 (quatro) ações detidas por cada acionista.

As ações distribuídas são da espécie preferencial nominativa classe A, independentemente da espécie de ação detida por cada acionista.

As ações oriundas da bonificação foram creditadas em 27/06/2007.

Se o acionista não realizou o ajuste de sua posição acionária para a bonificação, as frações de ações resultantes do processo foram agrupadas pelo Banrisul e vendidas em leilão nos dias 23/04/2008 e 30/04/2008, dividindo-se o produto da venda, proporcionalmente, entre titulares das frações.

Os acionistas que tinham conta no Banrisul anteriormente a 16/8/2008, receberam um crédito em conta-corrente do valor referente a venda das sobras ações nesta data. Os acionistas que não tem conta-corrente no Banrisul ou abriram a conta após aquela data devem dirigir-se a agência mais próxima e solicitar o pagamento do valor pendente.

4.6 Quantos grupamentos já ocorreram com as ações do Banrisul?

Ocorreram 3 grupamentos, conforme detalhado a seguir:

  • 1986 - Conversão da Moeda - Cruzeiros para Cruzados - PLANO CRUZADO - Divisão por 1.000,00 (Decreto Lei 2283 de 27/02/86)
  • 1994 - Conversão da Moeda - Cruzeiro Real para Real - Divisão por 1.000,00 (MEDIDA PROVISÓRIA 336 DE 28/07/1993)
  • 2007 - Grupamento de Ações em lotes de 150 ações e alteração para cotação unitária. Cada 150 ações foram convertidas em 1 ação, que passou a ser negociada por lote unitário.

4.7 O que aconteceu com os acionistas que possuíam posição acionária inferior a 150 ações por espécie e classe no momento do grupamento?

Estes acionistas não possuíam quantidade suficiente para gerar uma ação inteira pós-grupamento, portanto originou-se uma fração. Todas as frações foram vendidas em Leilão em bolsa de valores, realizado em 23/04/2008 e 30/04/2008. O crédito do valor aos seus titulares na proporção equivalente ocorreu em 16/05/2008 para os correntistas. Os não correntistas devem procurar a agência mais próxima para receber a fração de suas ações.

4.8 As ações vendidas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 31/07/2007, estavam agrupadas?

Em 23/07/07, ocorreu o grupamento das ações do Banrisul à proporção de 150 ações negociadas em lotes de 1.000 (mil) para 1 ação doravante negociada unitariamente (ou seja, a proporção de 150/1). Também existiu a parte fracionária resultante do grupamento (a partir da divisão: número de ações em poder/150) que foi adicionada às frações dos demais acionistas e vendida em bolsa de valores, para ser creditado aos seus titulares na proporção equivalente.

As ações da oferta secundária, unitariamente, e não mais em lotes de ação, foram grupadas, e são oriundas de bonificação após aumento de capital social (à proporção de 1 ação PNA para cada 4 ações possuídas por acionista, independentemente da espécie), da conversão pelo Estado do Rio Grande do Sul em ações ON das suas ações PNA bonificadas e de posterior conversão de parte do saldo remanescente de suas ações PNA e ações PNB, em quantidade suficiente para atender à oferta e a um lote suplementar equivalente a 15% da oferta.

Todos os atos relativos à posição acionária encontram-se nas atas de Reunião do Conselho de Administração do Banrisul, devidamente publicadas, as quais podem ser obtidas no site www.banrisul.com.br/ri, na seção ‘Governança Corporativa’/Atas de Reunião ou ainda através da opção ‘Ferramentas de RI’/Downloads.

4.9 Por que motivo houve uma divisão das ações por 150? Houve algum prejuízo ao investidor?

A divisão das ações do Banrisul na proporção de 150 para 1 (grupamento), independentemente de espécie e classe, destinou-se a (i) ajustar o valor unitário de cotação de nossas ações aos padrões do mercado, inclusive para fins da presente oferta de ações de emissão do Banrisul; e (ii) reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência do sistema de registro de informações aos acionistas, conforme expressa na Ata nº 172 da Assembleia Geral Extraordinária realizada às 11h00min horas do dia 01 de junho de 2007. Desta forma, as ações do Banrisul passam a ser cotadas sob a forma de R$ por ação, e não mais sob a forma de R$ por lote de 1000 (mil) ações.

Nos demonstrativos, a quantidade acionária antes do grupamento, efetivamente corresponde ao número de ações/150.

O cálculo da posição financeira detida por um acionista corresponde à quantidade de ações sob sua titularidade multiplicada pela cotação em determinado dia, e a adoção da paridade unitária, em contrapartida ao conceito de lote de dada quantidade de ações, não representou prejuízo algum ao investidor.

5 DIVIDENDOS E JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

5.1 Qual é a Política de Distribuição de Resultados do Banrisul - Juros sobre Capital Próprio e Dividendos?

Acesse na seção ‘Governança Corporativa-AGO/E’ a Ata da última Assembleia para consultar a Política de Distribuição de Resultados vigente no Banrisul.

5.2 Qual é a diferença na Política de Distribuição de Resultados entre as ações ON, PNA e PNB?

A Política de Distribuição de Resultados e os direitos por tipo de ação do Banrisul encontram-se na seção ‘Governança Corporativa/Estatuto Social’ do site.

5.3 Quais são os direitos das ações ON, PNA e PNB?

ON

  • Direito a voto nas deliberações das Assembleias;
  • Direito a dividendos, após o pagamento da parcela fixa referente as ações preferencial de classe A.

PNA

  • Prioridade no recebimento de um dividendo fixo preferencial, não cumulativo, de 6% (seis por cento) ao ano, calculado sobre o quociente resultante da divisão do valor do capital social pelo número de ações que o compõem;
  • Direito de participar, depois de pago às ações ordinárias e preferenciais classe B um dividendo igual ao pago a tais ações, na distribuição de quaisquer outros dividendos ou bonificações em dinheiro distribuídos pela sociedade, em igualdade de condições com as ações ordinárias e preferenciais classe B, com o acréscimo de 10% (dez por cento) sobre o valor pago a tais ações;
  • Participação nos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas, em igualdade de condições com as ações ordinárias e preferenciais classe B;
  • Prioridade no reembolso de capital, sem prêmio;
  • Conversibilidade em ações ordinárias ou preferenciais classe B, a critério do titular da ação, a qualquer tempo, mediante notificação ao Banrisul.
  • Direito a tag along de 100%.

PNB

  • Participação nos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas, em igualdade de condições com as ações ordinárias e preferenciais classe A;
  • Direito a dividendos, após o pagamento da parcela fixa referente as ações preferencial de classe A;
  • Prioridade no reembolso de capital, sem prêmio;
  • Direito a tag along de 100%.

5.4 Quando são distribuídos os rendimentos aos acionistas?

De acordo com a Lei das SA (Lei das Sociedades Anônimas, nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, alterada pela nº 10.303, de 31 de outubro de 2001), no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido do exercício deve ser distribuído aos acionistas.

Em alguns casos, a empresa pode optar por pagar juros sobre capital próprio, ao invés de dividendos. A diferença básica entre os benefícios é a natureza fiscal. No caso dos juros sobre capital, por exemplo, quem paga o Imposto de Renda é o acionista. Para a empresa, esse pagamento é descontado sob a forma de despesas financeiras. Além disso, diferentemente dos dividendos, os juros são distribuídos com base nas reservas de lucros da empresa, ou seja, tendo como referência os lucros apresentados pela empresa nos anos anteriores, mas ainda não pagos aos sócios.

Conforme decisão do Conselho de Administração em reunião realizada em 06/05/2008, em consonância com o disposto no artigo 79 do Estatuto Social do Banrisul, que institui o pagamento de juros sobre o Capital Próprio e determina que o seu pagamento seja imputado ao dividendo mínimo obrigatório, a adoção de Política de Pagamento de Juros sobre o Capital Próprio antes do encerramento de cada trimestre. A partir desta data, os pagamentos ocorrem até o último dia útil do respectivo trimestre.

Além do mínimo obrigatório de 25% (vinte e cinco por cento), distribuições adicionais sob a forma de dividendos têm sido feitas:

  • 2007: 10% (dez por cento) adicionais;
  • 2008: 15% (quinze por cento) adicionais;
  • 2009: 15% (quinze por cento) adicionais;
  • 2010: 15% (quinze por cento) adicionais;
  • 2011: 15% (quinze por cento) adicionais.

Informações adicionais poderão ser consultadas na Ata da última AGO/E, seção ‘Governança Corporativa/AGO/E’

5.5 Como o acionista pode receber seus dividendos e/ou juros sobre capital próprio?

Para o recebimento dos dividendos e/ou juros sobre capital próprio referente as ações do Banrisul existem três alternativas:

  • Acionista com ações custodiadas na BM&FBovespa: Crédito em conta corrente cadastrada na Corretora de Valores que opera;
  • Acionista com ações custodiadas no Banrisul, correntista do Banrisul: Crédito em conta corrente do Banrisul;
  • Acionista com ações custodiadas no Banrisul, não correntista do Banrisul: Retirada por caixa em qualquer agência Banrisul.

6 ASSEMBLEIAS

6.1 O que são Assembleias Gerais Ordinárias (AGO)?

São assembleias deliberativas convocadas obrigatoriamente pela Diretoria para verificação dos resultados, leitura, discussão e votação dos relatórios da Diretoria e eleição do conselho fiscal. Deve ser realizada até quatro meses após o encerramento do exercício social. Qualquer acionista pode participar; no entanto, apenas o acionista ordinário tem direito a deliberar.

Será feita veiculação pública das datas em que ocorrer. Além disso, todos os acionistas - e demais pessoas físicas e jurídicas não acionistas - cadastrados na lista de distribuição da área de Relações com Investidores do Banrisul serão informados. Clique aqui para cadastrar-se e ficar informado sobre os últimos comunicados ao mercado, assim como sobre os eventos corporativos do Banco Banrisul.

6.2 O que são Assembleias Extraordinárias (AGE)?

A Assembleia Geral Extraordinária é convocada a qualquer momento para deliberar sobre assuntos excepcionais, como: reforma do estatuto; destituição de administradores e fiscais da companhia; suspensão do exercício dos direitos do acionista; alteração do dividendo obrigatório, entre outras.

A Assembleia Geral Extraordinária pode ser realizada na mesma data da Assembleia Geral Ordinária.

Será feita veiculação pública das datas em que ocorrer. Além disso, todos os acionistas - e demais pessoas físicas e jurídicas não acionistas - cadastrados na lista de distribuição da área de Relações com Investidores do Banrisul serão informados.

6.3 Quais foram as principais deliberações da assembleia ocorrida em 30/04/2007?

As principais deliberações foram:

  • aprovação das Demonstrações Financeiras do exercício de 31/12/2006;
  • aprovação da destinação do lucro líquido do exercício de 31/12/2006;
  • eleição dos membros do Conselho de Administração;
  • eleição dos membros do Conselho Fiscal;
  • fixação da remuneração dos membros da Diretoria, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal;
  • aprovação da criação e os direitos das ações preferenciais
  • aprovação do aumento de capital social mediante a incorporação das Reservas de Lucros no valor de R$334.000.000,00 (trezentos e trinta e quatro milhões de reais);
  • aprovação da bonificação de ações na proporção de uma ação preferencial classe A para cada quatro ações possuídas, independente de sua espécie;
  • aprovação da reforma do Estatuto Social.

6.4 Quais foram as principais deliberações da assembleia ocorrida em 01/06/2007?

As principais deliberações foram:

  • Aprovação do grupamento das ações representativas do capital social na proporção de 150 ações para 1 (uma) ação da respectiva espécie e classe;
  • Aprovação da reforma do Estatuto Social para adequar às deliberações do dia e à legislação de Governança Corporativa.

6.5 Quais foram as principais deliberações da assembleia ocorrida em 02/07/2007?

As principais deliberações foram:

  • Alteração dos artigos 71, 72 e 73 do Estatuto Social para ajustar a redação relativa à alocação do lucro líquido e distribuição dos dividendos;
  • Alteração do Artigo 63 do Estatuto Social para incluir o Comitê de Gestão de Pessoas.

7 POSIÇÃO ACIONÁRIA

7.1 Qual é o procedimento para obter o Extrato com a posição acionária de minhas ações?

Quaisquer informações referentes às ações do Banrisul podem ser obtidas nas agências do Banco ou na Unidade de Relações com Investidores.

Salientamos que em função da lei do sigilo bancário informações pessoais como saldo e movimentação financeira não serão fornecidas por telefone.

O Banco envia extratos da posição atual do acionista para o endereço residencial, conforme cadastrado em nosso sistema, sempre que há movimentações na posição. Caso não os esteja recebendo, solicitamos comparecer a qualquer agência do Banrisul para a atualização cadastral, munido dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado (conta de água - exceto DMAE -, luz, telefone fixo ou certificado de registro de veículos automotores - CRVA).

Informamos, ainda, que pode haver rendimentos pendentes para recebimento via caixa, bastando identificar-se a um atendente de qualquer agência do Banco para providenciar a emissão do aviso de recebimento.

Dados para contato da unidade Relações com Investidores:

Endereço: Rua Capitão Montanha, nº 177 - Centro
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
90010-040
Fone: +55 51 3215-3232
Fax: +55 51 3215-3200
www.banrisul.com.br/ri

E-mail: ri@banrisul-ri.com.br

Ricardo Hingel
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Alexandre Pedro Ponzi
Superintendente da Unidade de Relações com Investidores

7.2 Qual é o procedimento para obter o Extrato com a posição acionária de outro acionista?

A representação para obter informações de outro acionista pode ser feita através de uma procuração feita em cartório com fins específicos relacionados às ações Banrisul, concedendo os poderes pertinentes ao serviço que será solicitado.

7.3 Qual a periodicidade do envio dos extratos de posição acionária?

O Banrisul envia extratos para o endereço residencial do acionista, conforme registrado em nosso cadastro, sempre que ocorrem movimentações na posição acionária.

7.4 Onde posso acessar os Atos relativos à posição acionária?

Todos os atos relativos à posição acionária encontram-se nas atas de Reunião do Conselho de Administração do Banrisul, devidamente publicadas, as quais podem ser obtidas no site de Relações com Investidores do Banrisul (www.banrisul.com.br/ri), na seção ‘Governança Corporativa/Atas de Reunião’.

7.5 Qual é o procedimento para se ter acesso ao serviço de Home Broker?

É necessário estar cadastrado em alguma corretora listada na BM&FBovespa. Sugerimos a Banrisul Corretora, que oferece o serviço de Home Broker (http://www.banrisulcorretora.com.br/).

8 RELAÇÕES COM INVESTIDORES

8.1 Quando e por que a área de Relações com Investidores do Banrisul foi criada?

Com o objetivo de gerenciar a informação fornecida ao acionista do Banrisul, atender aos requisitos do Nível 1 de Governança Corporativa na Bolsa de Valores de São Paulo e as exigências legais e do mercado para viabilizar a capitalização e a alavancagem do Banco, foi criada, em 02/08/2007, a Gerência de Relações com Investidores, então subordinada à Unidade Financeira. Posteriormente, a Gerência de Relações com Investidores passou a ser Unidade de Relação com Investidores, Mercado de Capitais e Governança Corporativa (e a partir de 2015 somente Unidade de Relações com Investidores), subordinada ao Diretor Financeiro e de RI, aumentando a sua estrutura e adquirindo mais autonomia e rapidez na divulgação das informações.

8.2 Quais as principais funções da Unidade de Relações com Investidores?

As principais funções desta Unidade são: levar informações da companhia para seus públicos estratégicos e trazer para a empresa o necessário retorno, adequar-se às obrigações legais, atuar na redução do custo de capital, maximização de valor para o acionista, e analisar a sustentabilidade e as melhores opções. O resultado desse trabalho é o aperfeiçoamento das práticas internas e o melhor atendimento das solicitações do mercado.

8.3 Como contatar a Unidade de Relações com Investidores?

Endereço:
Rua Capitão Montanha, nº 177 - Centro
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
90010-040
Fone: +55 51 3215-3232
Fax: +55 51 3215-3200

Site:
www.banrisul.com.br/ri

E-mail:
ri@banrisul-ri.com.br
alexandre_ponzi@banrisul.com.br

Ricardo Hingel
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Alexandre Pedro Ponzi
Superintendente da Unidade de Relações com Investidores