Banrisul - Relações com Investidores Mobile
Yeda define capitalização de estatais

Yeda define capitalização de estatais

A governadora Yeda Crusius afirmou ontem, na cerimônia de divulgação do balanço do Banrisul, que outras estatais poderão entrar em processo de capitalização similar ao realizado no banco. No mês passado, o Banrisul teve ações preferenciais, sem direito a voto, vendidas no mercado internacional. Os recursos obtidos com a operação foram destinados à criação dos fundos de reserva previdenciários e ajudarão no processo de equilíbrio financeiro do Estado, afirmou Yeda.

A governadora adiantou que algumas estatais gaúchas poderão passar pelo mesmo processo nos próximos meses. Entre elas estão a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Yeda também citou a autarquia de estradas (Daer).

Além dessas, a governadora ressaltou que outras estatais com capital aberto também poderão ser capitalizadas. Yeda lembrou que técnicos estão fazendo as análises e no momento certo haverá o anúncio oficial. ´A empresa que tenha capital aberto e esteja pronta para buscar recursos nos mercados nacional e internacional pode buscar.´ Ela reiterou que isso não significa a privatização das estatais. Ao contrário, é uma forma de aprimorar a gestão, de maneira que as empresas apresentem balanços positivos, como o caso do Banrisul, salientou.

Sobre as privatizações, Yeda lembrou que elas ajudaram na reestruturação nacional dos serviços. ´Privatiza-se aquilo que o governo faz mal, que significa não fazer serviço público pela sua estatal, e que no privado pode ser feito melhor´, disse. A governadora citou como exemplo a melhoria nos campos da telefonia e da energia elétrica.

Fonte: Correio do Povo - ed. 14.08.2007 - pág Capa


Fale com RI

Telefone: +55 51 3215-3232
E-mail: ri@banrisul.com.br

© 2018 - Banrisul.
Todos os direitos reservados.