Banrisul - Relações com Investidores Mobile
Banrisul troca cartão comum por smart cards

Banrisul troca cartão comum por smart cards

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) planeja migrar toda a sua base de três milhões de clientes para o uso do smart card multifuncional, cartão considerado imune a fraudes em operações pela internet. Munido de um chip com sistema operacional Multos, o cartão une as funções de débito/crédito, acesso ao internet banking e a possibilidade até de declarar Imposto de Renda no site da Receita Federal. ´Neste sistema a fraude (em transações eletrônicas) é zero. Em internet banking ninguém tem nada melhor que o Banrisul no Brasil´, acredita o presidente do banco, Fernando Lemos.

A migração do cartão convencional para o smart card deve estar concluída em um ano e meio, prevê Lemos. O edital para a concorrência do fornecedor do chip está sendo preparado pelo banco. Hoje o Banrisul tem em operação mais de 100 mil cartões multifuncionais, servindo principalmente clientes (empresas e pessoas físicas) com grande movimentação financeira.

Com o produto, lançado ainda em 2005, o Banrisul foi o pioneiro na América Latina a ter uma solução com múltiplas assinaturas digitais personalizadas pela internet, com as informações armazenadas no cartão, considerado uma mídia segura, que gera um código de segurança novo a cada acesso. ´A transação é feita no chip, e não no computador, que pode ser fraudado´, explica o Superintendente da Unidade de Segurança de TI do banco, Jorge Krug. A próxima função a ser agregada no cartão chipado do Banrisul, o que está previsto para 2008, será o e-CPF. ´A arquitetura tecnológica está toda pronta´, diz Krug.

Fonte: (Gazeta Mercantil - ed. 25.09.2007 - pág. B2)


Fale com RI

Telefone: +55 51 3215-3232
E-mail: ri@banrisul.com.br

© 2018 - Banrisul.
Todos os direitos reservados.