Banrisul - Relações com Investidores Mobile
Banrisul conquista certificação mundial para uso de cartões de pagamento

COMUNICADO AO MERCADO

Porto Alegre, 22 de Agosto de 2013.

Banrisul conquista certificação mundial para uso de cartões de pagamento


O Banrisul conquistou a mais importante certificação da indústria mundial de cartões de pagamento: o Payment Card Industry - Data Security Standards (PCI DSS). O anúncio ocorreu hoje (21), na sede do Banco, em Porto Alegre, na presença das diretorias do Banrisul, Módulo Security Solutions, Visa e MasterCard. Na ocasião, foi feita a assinatura do atestado de conformidade da certificação pelo presidente do Banco, Túlio Zamin, e o presidente da Módulo, Sérgio Thompson-Flores.

Com essa certificação, a Rede Banricompras - rede própria de pagamentos do Banrisul - passa a integrar um grupo qualificado de instituições financeiras com certificado de segurança para capturar transações das principais bandeiras internacionais Visa e MasterCard. Além dessas duas bandeiras, a Rede Banricompras também transaciona as compras feitas com os cartões VerdeCard, Banricompras e de benefícios corporativos, como refeição, alimentação, abastecimento de combustível, entre outros.

A certificação PCI DSS atesta que a Rede Banricompras garante aos seus clientes e usuários os mesmos padrões de segurança dos principais países do mundo. Desde agosto de 2012, a máquina da Rede Banricompras opera com a captura das transações feitas com as bandeiras Visa, MasterCard, VerdeCard (bandeira do cartão de crédito das lojas Quero-Quero) e o cartão Banricompras. Com a medida, o Banrisul projeta a ampliação do processamento dos atuais 12 milhões de transações ao mês. A expectativa se confirma pelo constante crescimento da rede credenciada.

Nos sete primeiros meses de 2013, a rede já processou 75 milhões de transações. Somente com as bandeiras internacionais Visa e MasterCard foram mais de 15 milhões de transações no período.

O presidente Túlio Zamin destacou que a conquista demonstra o sucesso de uma visão estratégica de futuro. "A Rede Banricompras foi construída em mais de uma década, dialogando em linha direta com o futuro. A instituição vai manter os investimentos nesse produto que, hoje, constitui-se num importante ativo para o Banrisul." Ele frisou, ainda, que o Banco, além de ser eficiente e rentável, tem o compromisso de produzir resultados para a sociedade como um todo.

Segundo o diretor Operacional e de Atendimento do Banrisul, Ivandre Medeiros, comemora-se, hoje, algo inédito no mercado gaúcho e nacional. "O Banco está totalmente certificado dentro dos maiores índices de segurança no mundo. Além disso, o Banrisul agrega ao avanço tecnológico a oportunidade comercial de apresentar aos clientes e credenciados a segurança de que todas as transações estarão sendo feitas nos mais altos padrões de segurança mundial."

"A Módulo já desenvolve projetos para o Banrisul há oito anos e, quando iniciamos este processo de certificação, verificamos que o Banco já possuía índices de conformidade com as práticas preconizadas pelo PCI muito acima da média do mercado. Este fator, aliado ao conhecimento e profissionalismo da equipe do Banrisul, permitiu que alcançássemos a certificação em um prazo muito curto" avalia Sérgio Thompson-Flores, CEO da Módulo Security Solutions.

Para o vice-presidente Comercial da MasterCard Brasil, João Pedro Paro Neto, a empresa tem como política diminuir a circulação de dinheiro e aumentar o uso do dinheiro de plástico. "Com isso, o mundo tende a melhorar, trazer mais vantagens e economia. Nesse sentido, o Banrisul tem se mostrado cada vez mais competente. Juntos, vamos fazer melhorias, segurança e conforto para os nossos usuários."

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Negócios da Visa, Andrea Sheikh, na área de tecnologia da empresa trabalha-se com três pilares: prevenção, proteção e resposta, para, juntos, minimizar fraude e trazer segurança. Ela enfatizou, ainda, o quanto as transações por meio eletrônico dão força para a economia global. "É gratificante ver o quanto a Rede Banricompras cresce e o quanto o Banrisul tem se empenhado para oferecer segurança."

O superintendente de Segurança da Tecnologia da Informação do Banrisul, Jorge Krug, ressalta a importância da certificação PCI DSS para o Banrisul. "O resultado alcançado coroa um trabalho de mais de sete anos do Banrisul visando a capacitação, adequações técnicas e esforços administrativos para preparar e modernizar sua rede de pagamentos, adequando-a a rígidos critérios de segurança de nível mundial, incluindo a valiosa participação do Banrisul - no biênio 2009-2011 - como membro do conselho mundial do PCI."

Para o superintendente da Rede Banricompras, Carlos Malafaia, essa certificação concede à Rede Banricompras a garantia de segurança na captura das transações de meios eletrônicos de pagamento, oferecendo confiabilidade para a sua rede de lojistas credenciados. "Dessa forma, a Rede Banricompras está em condições de atuar nas grandes empresas varejistas, expandindo a rede para todo o País, uma vez que todas as certificações foram alcançadas", destaca ele.

"A metodologia de consultoria e certificação diferenciada da Módulo, utilizada pela maior equipe de profissionais certificados pelo PCI Council como QSA (Qualified Security Assessor) do Brasil, foram essenciais para a construção dessa história de sucesso," diz Janaina Devus, gerente de Projetos da Módulo Security Solutions.


RESULTADOS


CERTIFICAÇÃO

O projeto para a certificação foi dividido em três etapas. A primeira etapa consistiu na avaliação das adequações necessárias de cada área e processos envolvidos no escopo de certificação. Na segunda, houve o acompanhamento das adequações em processos, ambientes e tecnologia, incluindo verificação de conformidade e coleta de evidências. Nesta etapa, foram executados 38 projetos internos no Banrisul, pelas áreas de Segurança de TI, Infraestrutura de TI e Desenvolvimento de Sistemas, posteriormente envolvendo mais outras seis áreas do Banrisul. Houve a mobilização direta de mais de 130 profissionais, e investimento de mais de 15 mil horas de trabalho nos esforços de adequação do ambiente tecnológico. A última etapa do trabalho estabelece o acompanhamento, pela Módulo, da manutenção dos processos para as revisões anuais até o ano de 2016, visando a garantia da re-certificação. A certificação foi efetuada pela empresa Módulo Security Solutions, responsável pela assessoria e avaliação quanto à adequação do ambiente de transações da Rede Banricompras aos padrões de segurança de dados com a norma PCI DSS.


O que é o PCI

É um padrão internacional que regulamenta as boas práticas no uso, manuseio e armazenagem de dados de cartão de crédito. A norma de segurança foi criada em 2004 a partir da unificação de procedimentos de segurança utilizados individualmente pelas bandeiras de cartões de crédito.

A certificação PCI DSS assegura a conformidade da Rede Banricompras com as normas de segurança estabelecidas pelo PCI Board of Advisors, o conselho mundial que reúne as principais empresas internacionais atuantes no segmento de cartões de crédito e débito. O Banrisul é associado ao conselho desde 2008 e foi a primeira empresa da América do Sul a participar deste Board of Advisors, no qual teve assento por dois anos entre 2009 e 2011, e participou das definições da versão vigente da norma PCI DSS.

Para acessar o documento completo, por favor clique aqui.

Banrisul S.A.
Alexandre Pedro Ponzi
Superintendente Executivo - Relações com Investidores, Mercado de Capitais e Governança
Relações com Investidores
Telefone: +55 (51) 3215-3232
E-mail: ri@banrisul-ri.com.br
Website: www.banrisul.com.br/ri


Fale com RI

Telefone: +55 51 3215-3232
E-mail: ri@banrisul.com.br

© 2019 - Banrisul.
Todos os direitos reservados.