Banrisul - Relações com Investidores Mobile
Presidente do Banrisul prevê elevação da oferta de crédito no País

Presidente do Banrisul prevê elevação da oferta de crédito no País

O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, foi um dos painelistas do 2° Fórum de Equilibristas, organizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio Grande do Sul (IBEF-RS), hoje (05), no salão de eventos da Federasul, em Porto Alegre. O executivo abordou o tema “Mercado Financeiro Brasileiro: Crédito e tecnologia da informação a serviço do cliente”.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário estadual da Fazenda, Aod Cunha, que apontou as duas grandes metas de ajuste fiscal do Governo do Estado: zerar o déficit até 2010 e elevar a taxa de investimento para o nível de 10% da Receita Corrente Líquida.

Aod falou também sobre outros pontos estruturantes da crise das finanças sobre as quais o governo está trabalhando: a reestruturação da dívida e  o encaminhamento para o problema da previdência. Sobre o projeto de previdência complementar, destacou a importância da oferta pública de ações do Banrisul, que reservou 100% dos recursos do Tesouro à constituição de fundos para a aposentadoria dos servidores gaúchos. “O fortalecimento do Banco auxiliou tanto no crescimento da economia do Estado, quanto no encaminhamento de uma melhor situação para o setor público gaúcho”, sustentou.

Em sua palestra, Lemos ressaltou que condições econômicas excepcionais, como o crescimento sustentado, a baixa inflação, os juros menores e o aumento da renda e do emprego levaram o sistema financeiro nacional a priorizar as operações de crédito. Ele avaliou também as oportunidades que surgiram com o incremento do crédito imobiliário. “Estamos retomando um ciclo de financiamento habitacional no Brasil, como comprovam as estatísticas do aumento das concessões de crédito imobiliário nos dois últimos anos, em média de 135%”, afirmou, para logo em seguida salientar que há muito espaço para crescer. Lembrou que o setor da construção civil é responsável por 62% da taxa de investimento do País e ocupa 8% da força de trabalho.

Em relação ao grau de investimento conquistado pelo Brasil, o presidente do Banrisul acredita que haverá elevação da oferta interna de crédito, decorrente de captações externas feitas por bancos brasileiros, inclusive para operações de comércio exterior.

O executivo falou, ainda, sobre a inovação tecnológica nos serviços bancários. “No Banrisul, 81,7% das transações ocorrem através dos canais eletrônicos. Por dia, mais de 1.500 serviços são processados e 1,6 bilhão de transações são realizadas mensalmente”, enumerou, reiterando que o Banco investiu, em 2007, R$ 132 milhões em infra-estrutura, informática e telecomunicações. Dentre as aplicações e produtos de ponta oferecidos pela instituição, o presidente destacou o Banrisul Celular, o Cartão Múltiplo Banrisul e a disponibilização das imagens de cheques pelo Internet Banking.

Ao encerrar sua palestra, Fernando Lemos acrescentou que o Banrisul terá um grande ano. “O bom momento do Banco é fruto de um trabalho de gestão desenvolvido por um competente quadro de funcionários, mas acima de tudo é resultado da confiança da população gaúcha na instituição”, e revelou que “como empresa líder de mercado, temos obrigação de prestar bons serviços e servir de exemplo as nossas comunidades”. Lemos enalteceu a firmeza e a determinação da governadora Yeda Crusius e o apoio decisivo do secretário Aod Cunha, fundamentais no fortalecimento do Banrisul.

Para acessar o documento em PDF, clique aqui.


Fale com RI

Telefone: +55 51 3215-3232
E-mail: ri@banrisul.com.br

© 2018 - Banrisul.
Todos os direitos reservados.