Banrisul - Relações com Investidores Mobile
Comunicado ao Mercado

Comunicado ao Mercado

O Banrisul, por seu Conselho de Administração, em reunião realizada em 02/06/2008, na sede da Instituição, comunica ao mercado a seguinte Nota de Esclarecimento, a seguir reproduzida:

Nota de Esclarecimento

O BANRISUL, por seu Conselho de Administração, impedido o Vice-Presidente do Conselho, em reunião realizada no dia 02 de junho de 2008, na Sede da Instituição, quanto às recentes acusações feitas pelo Sr. Vice-Governador Paulo Afonso Feijó à gestão presidida, desde 2003, pelo Sr. Fernando Guerreiro de Lemos, após análise dos esclarecimentos e documentação apresentada, julga relevante destacar o que segue:

1. O Tribunal de Contas do Estado certificou ao Banco que o processo relativo a Verificação Especial encontra-se em fase de instrução no órgão técnico. Em conseqüência, não há nenhum julgamento sobre a matéria.

2. O Ministério Público de Contas, em nota divulgada à imprensa em 29-05-2008, destaca que somente após concluída a análise dos esclarecimentos prestados pelo Gestor, manifestar-se-á na forma regimental mediante parecer.

3. Por parte do Ministério Público Estadual não há qualquer conclusão sobre a existência de improbidade administrativa ou dolo com relação à contratação da FAURGS a partir do ano de 2000.

4. O Banco firmou, em 20-05-2008, junto ao Ministério Público Estadual, Termo de Ajustamento de Conduta para modificar, de forma gradual, até outubro de 2010, os procedimentos administrativos envolvendo informática.

5. A área técnica do Banco examinou os questionamentos públicos apresentados pelo Sr. Vice-Governador e, com todo o critério técnico, concluiu pela regularidade dos registros contábeis do BANRISUL em relação às transações efetuadas com a FAURGS no ano de 2006, bem como confirmou a totalidade dos pagamentos realizados no mesmo exercício. Com isto, entende serem infundadas as afirmativas de que parte dos recursos pagos não tenha ingressado nas contas corrente da FAURGS.

6. Todos os pagamentos efetuados pelo Banco à FAURGS foram creditados em conta corrente da Fundação e, conforme documentos constantes no processo, contabilizados, pela FAURGS, na conta “recursos de convênios e contratos”.

7. O Conselho de Administração externa sua preocupação com a exposição pública da Instituição com base em apontamentos iniciais, sem julgamento ou manifestação conclusiva dos órgãos fiscalizadores
competentes.

Para acessar o documento em PDF, clique aqui.


Fale com RI

Telefone: +55 51 3215-3232
E-mail: ri@banrisul.com.br

© 2018 - Banrisul.
Todos os direitos reservados.