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Banrisul é uma das marcas mais valiosas da América Latina

Banrisul é uma das marcas mais valiosas da América Latina

O Banrisul é uma das 50 maiores marcas da América Latina segundo o Ranking Interbrand das Marcas Latino-americanas Mais Valiosas elaborado pela empresa norte-americana Interbrand. O valor da marca do Banrisul, em 2008, foi avaliado em US$ 179 milhões ou R$ 317 milhões. De acordo com o estudo, o Brasil lidera a lista com 15 marcas e, no Rio Grande do Sul, além do Banrisul, figuram mais duas empresas.

A governadora Yeda Crusius saudou a conquista. “O sucesso da oferta pública de ações preferenciais do Banrisul, realizada em 2007, foi uma demonstração inequívoca da força da instituição, que se projeta internacionalmente, sem deixar de cumprir o seu papel de agente do desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Para o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o destaque é o reconhecimento a todo um modelo de gestão implementado pelo Banco, que fortaleceu e agregou mais competitividade à instituição. “O Banrisul aderiu ao Nível 1 de Governança Corporativa na Bovespa e é referência na área da segurança da Tecnologia da Informação. São elementos que dão a idéia da dimensão da trajetória de um banco que celebra oito décadas, forte e rentável”, avaliou. Lemos ressaltou que o foco é trabalhar com dedicação para aprimorar cada vez mais o atendimento. “O potencial de uma marca está na relação de transparência e confiança alimentada dia-a-dia com os clientes. Estar entre as 50 maiores é motivo de alegria e de responsabilidade”, assegurou.

A análise do Banrisul realizada pela Interbrand, líder mundial em consultoria de marcas, considerou que o resultado financeiro em 2007 aliado à imagem de uma instituição de confiança que sabe se modernizar para oferecer as melhores práticas do mercado, combinaram-se e proporcionaram o grande valor da marca. A consultoria destacou, ainda, a atuação do Banco no mercado há 80 anos e a sua forte presença na região Sul do País.

O método utilizado no levantamento levou em consideração os números publicados pelas instituições e sua lucratividade. “Dessa forma, chegou-se ao valor da marca de cada empresa”, explicou o diretor-geral da Interbrand no Brasil, Alejandro Pinedo. Ele acredita que as marcas são ativos valiosos para as organizações e, quando colocadas no centro da estratégia de negócios, têm vocação para se tornarem globais.

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