Banrisul - Relações com Investidores Mobile
Banrisul aposta em baixa do juro e crédito 25% maior

Banrisul aposta em baixa do juro e crédito 25% maior

Confiante na perspectiva de redução gradual das taxas de juros ao longo do ano depois das altas bruscas nos meses de outubro e novembro de 2008, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) prevê ampliar em mais R$ 3 bilhões a carteira de crédito em 2009. O montante corresponde a uma expansão de cerca de 25% sobre a posição do fim do mês passado, de R$ 11,5 bilhões, e supera em nove pontos percentuais a estimativa feita pelo Banco Central para todo o setor no ano.

Segundo o presidente da instituição, Fernando Lemos, com uma taxa de juros mais estável o banco pode precificar melhor o crédito e, aos poucos, restabelecer também os prazos que encolheram por conta da crise financeira. No caso do Banrisul, os empréstimos de capital de giro para empresas recuaram de dois a três anos para seis a 12 meses. "Em outubro as operações praticamente paralisaram", explicou.

Já em novembro as grandes empresas voltaram a tomar crédito interno em função da escassez de linhas externas e para 2009 a expectativa é que as pessoas jurídicas de pequeno e médio porte também retornem ao mercado. As maiores apostas do banco gaúcho estão nos setores de varejo, vitivinícola, agropecuário e metal-mecânico voltado à agroindústria. As operações de financiamento de veículos, que sofreram a retração mais forte no fim de 2008, correspondem a não mais do que 2% da carteira.

O cenário considerado pela instituição inclui um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em torno de 3% em 2009. A taxa Selic, hoje em 13,75%, é estimada em 12,75% em meados do ano e em 11,75% no fim do exercício, com inflação anual de 5%. Na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, neste mês, a tendência já é de uma redução de 0,25 ponto na taxa básica, disse Lemos.

Para mais informações, clique aqui.


Fale com RI

Telefone: +55 51 3215-3232
E-mail: ri@banrisul.com.br

© 2018 - Banrisul.
Todos os direitos reservados.