Banrisul - Relações com Investidores Mobile
Banrisul no grupo dos 10 mais

17 de setembro de 2009 |
SAÚDE FINANCEIRA

Banrisul no grupo dos 10 mais

Recém-concluído, levantamento elaborado a partir de balanços desde 2003 revela a evolução nos indicadores do banco

Presente em 98% do território gaúcho, o Banrisul conseguiu, em pouco mais de sete anos, implementar mudanças de gestão que garantiram sua posição entre as 10 maiores instituições comerciais do país, um grupo que reúne gigantes como Bradesco, Itaú-Unibanco, Santander e HSBC, além de Banco do Brasil e Caixa. Recém-concluído, um levantamento elaborado a partir dos balanços publicados semestralmente desde 2003 revela a evolução positiva dos principais indicadores da saúde do banco, aqueles que o correntista e o empresário usam para definir onde aportar suas economias e que o mercado analisa quando compra ação de uma determinada empresa.

− O ponto forte do Banrisul é ter uma estratégia bem definida, que é a de ser líder na praça gaúcha. O banco tem uma participação destacada na economia do Estado, e seu principal diferencial é o relacionamento com o funcionalismo estadual e municipal − afirma Luís Miguel Santacreu, analista da Austig Rating, consultoria especializada no setor financeiro.

Mercado reconhece esforço em administração, diz especialista

Cresceram os ativos, o patrimônio líquido e o lucro, além do número de agências, funcionários e correntistas. O banco acompanhou a ampliação do crédito no país, sobretudo o consignado, mantendo uma gestão conservadora, indicada pela baixa alavancagem − que mostra quantas vezes a carteira de crédito é maior do que o patrimônio. Em junho deste ano, essa relação era de 3,8 vezes, quando a referência internacional, chamada de Índice de Basileia, admite 11 vezes.

Santacreu observa que o mercado reconhece o esforço da diretoria do banco em tornar a gestão profissional, não só investindo recursos em tecnologia, mas também instituindo uma política de motivação dos funcionários e de prêmio por desempenho.

− A despeito dos problemas conjunturais e políticos, a diretoria foi preservada nas trocas de governo, e isso é positivo, porque é do interesse do governo, como controlador, que o banco seja saudável e apresente resultados − afirma o economista.

Entre 2002 e junho deste ano, o Banrisul investiu R$ 865,8 milhões em tecnologia para concorrer de igual para igual no mercado regional. Hoje, o banco está totalmente informatizado. Um exemplo é o chamado núcleo operacional, uma sala em que trabalham 50 técnicos e onde é possível acompanhar em tempo real todas as operações do banco assim como o comportamento do mercado financeiro.

Para mais informações, clique aqui.


Fale com RI

Telefone: +55 51 3215-3232
E-mail: ri@banrisul.com.br

© 2018 - Banrisul.
Todos os direitos reservados.