Conselhos, Diretoria e Comitês

Conselho de Administração

Nome Cargo
Itanielson Dantas Silveira Cruz Presidente do CA

Secretário Adjunto da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul desde janeiro de 2023 e Conselheiro Fiscal da empresa Caixa Asset desde maio/2021. Atuou como Conselheiro Fiscal na Caixa Econômica Federal de maio/2020 a fevereiro/2023 e no EMGEPRON de outubro/2019 a maio/2020; como Coordenador-Geral de Relações e Análises Financeiras de Estados e Municípios (novembro/2018 a janeiro/2023), Coordenador de Relações Financeiras Intergovernamentais (maio/2017 a novembro/2018), Gerente (abril/2016 a maio/2017), Gerente de Projetos (abril/2016 a dezembro/2016), Analista de Finanças e Controle (março/2014 a abril/2016) no Tesouro Nacional. É graduado em Economia e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília.

Fernando Guerreiro de Lemos Vice Presidente do CA

É graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Atuou no Banrisul como presidente (2003 a 2010) e como diretor (1996 a 1999). Em 1995, foi membro do Conselho de Administração da Banrisul S/A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio. Entre 1990 e 1991, foi presidente da Caixa Econômica Estadual, membro do Conselho de Administração da Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do RS (DIVERGS) e membro do Conselho de Administração da PROCERGS. No Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul exerceu a função de Juiz Corregedor-Geral (2012 a 2014), Juiz Presidente (2016 a 2018) e Juiz Vice-Presidente (2021 a 2022). De 2010 a 2023, ocupou o cargo de Desembargador Militar.

Luiz Gonzaga Veras Mota Conselheiro

Atual Vice-Presidente, Diretor de Finanças e Relações com Investidores e membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.  É graduado em Economia pela Fundação Educacional de São Gabriel, com pós-graduação em Finanças pela UFRGS e em Ciências Contábeis pela PUCRS. Funcionário do Banrisul por mais de 40 anos, entre 2015 e 2019, presidiu a empresa e foi conselheiro de Administração. Durante esse período, integrou os Conselhos da Febraban, Sebrae/RS, Asbancos/RS, Cadip e Rio Grande Seguros. Atuou no Banrisul como diretor Financeiro (2010 a 2011) e diretor de Asset Management (2006 a 2010). Foi superintendente das unidades Financeira, Comercial de Varejo, Organização e Métodos, Recuperação de Crédito e Crédito Imobiliário, e superintendente regional em São Paulo. Desde 2015, exerce o cargo de diretor-presidente da Banrisul Soluções em Pagamento S.A – Instituição de Pagamento.

Irany de Oliveira Sant’Anna Junior Conselheiro

É graduado em Economia pela UFRGS. No Banco Central do Brasil, de 1995 a 2015, exerceu os cargos de chefe adjunto do Departamento de Supervisão Bancária em São Paulo; gerente técnico do Departamento de Supervisão Bancária para a Região Sul; supervisor de Fiscalização; inspetor de Fiscalização; e analista de Fiscalização. Atuou como vice- presidente do Banrisul de 2015 à 2023. Atualmente, é Diretor de Riscos, presidente da Banrisul Administradora de Consórcios e conselheiro de administração da Banrisul Soluções em Pagamentos S.A. – Instituição de Pagamento.

Eduardo Cunha da Costa Conselheiro

Doutorando em Direito pela Universidade de Roma (Tor Vergata) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador convidado da Universidade Columbia de Nova Iorque e da Universidade de Paris Panthéon-Assas. Procurado do Estado desde maio de 2007. Entre 2011 e 2014, atuou junto ao Tribunal de Contas do Estado. Em dezembro de 2016, assumiu como Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos e, em janeiro de 2019, como Procurador-Geral do Estado.

Jorge Luís Tonetto Conselheiro

Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Fazenda de Porto Alegre/RS de 2014 a 2016, sendo Auditor-Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do RS desde 1993. Foi Diretor Técnico da ABRASF e do GEFIN/CONFAZ. É Professor de Economia das Finanças Internacionais e de Economia do Setor Público no curso de Economia da PUCRS. Tem experiência nas áreas de Finanças Públicas, Economia, Administração Pública e Tecnologia da Informação. Foi Secretário Adjunto da Fazenda do Estado do RS. Mestre em Economia do Desenvolvimento e possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela mesma Universidade (1992). Possui pós-graduação como especialista em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal (FGV/ESAF/União Européia)) e também em Teory and Operation of Modern National Economy (George Washinton University). Possui os títulos de especialista em Gestão de Sistemas (UFRGS) e especialista em Ciência Política (PUCRS).

Ramiro Silveira Severo Conselheiro, membro independente

Conselheiro de Administração do Banco do Estado do Rio Grande do Sul desde 2019. Vice-Presidente de Estratégia no Grupo Zap desde 2019; Manager/consultor de estratégia (2016-2018), foi Case Team Leader (2014 – 2015) e Analista/Consultor (2008 – 2010 e 2012 – 2014) na Bain & Company; foi Assessor de Gestão na Secretaria do Planejamento e Gestão (2007 – 2008) e na Secretaria Extraordinária da Irrigação (2007) no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e MBA pela Columbia Business School – NY (2012).

Urbano Schmitt Conselheiro, membro independente

Diretor-Presidente (CEO) da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEE-D, Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT e Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações – CEEE-PAR (desde 2018); Diretor de Captação de Recursos e Programas de Financiamento – DCRPF (2023); Secretário da SMPAE 92022 – 2023); Secretário Adjunto na Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos – SMPAE (2021 – 2022); Diretor Presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR (2019 – 2021). Graduado em Bacharelado em Ciências Contábeis (1980) pela UCS – Universidade de Caxias do Sul e Bacharelado em Ciências Jurídicas (1990) pela UNISINOS – Universidade do Vale dos Sinos, Pós-graduado em Cooperativismo com estágio Alemanha através do Deutche Genosenchaft Bank da Alemanha (1981).

Rafael Andréas Weber Conselheiro eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias, membro independente

Conselheiro de Administração do Banco do Estado do Rio Grande do Sul desde 2019. Gerente de Renda Variável, responsável pela alocação e Estratégia dos Fundos de Ações, Clubes de Investimento e Carteiras Administradas na RJI Gestão & Investimentos desde 2019, foi Gerente de Renda Variável na Austro Gestão de Recursos (2017-2019); Gerente de Research na GF Gestão de Recursos/ Geração Futuro (2004 – 2017); Analista pleno de Crédito e Riscos no Banco Santander Brasil (1999 – 2004). Possui Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade São Judas Tadeu/RS (1999), Pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC/RS (2019) e Mestrado em Administração de Empresas ênfase Internacionalização de Empresas pela Unisinos/RS (2009).

Adriano Cives Seabra Conselheiro eleito pelos acionistas detentores de ações preferenciais, membro independente

Opus Investimentos – Gestora de Recursos (Gestor e chefe de análise Set/2011 a Jan/2015). Fides Asset Management – Gestora de Fundos (Gestor e chefe de análise Mar/2015 a Jun/2015). Even Construtora S.A. (Conselheiro de Administração – Mai/2015 a Nov/2015). Sanepar (Conselheiro de Administração – Abr/2017 até o momento). Cesp (Conselheiro de Administração – Abr/2017 a Abr/2019). Eletropaulo (Conselheiro de Administração – Abr/2018 a Nov/2018). Copasa (Conselheiro Fiscal – Abr/2017 até Abr/2018), Smiles (Conselheiro de Administração – Abr/2019 até o momento). Vale (Conselheiro de Administração Suplente – Abr/2019 até o momento.

Marcelo Willmsen Conselheiro, indicado pelos empregados

Atua como Superintendente Regional na região de Porto Alegre do Banco do Estado do Rio Grande do Sul desde Julho/2019. Foi Superintendente Regional de Rede na região Leste de Julho/2017 a junho/2019; Superintendente Regional de Rede na Região Sul de Porto Alegre de Maio/2015 a junho/2017; Superintendente Regional Sede – Agência Central de Janeiro/2012 a abril/2015; Gerente Geral de Agência de Julho/2002 a dezembro/2011; Gerente de Negócios Varejo e Corporativo de março/1997 a junho/2002. É Graduado em Ciências Econômicas, 2000 pela UFRGS e Pós-Graduação em Administração Financeira, 2005 PUCSP.

Diretoria Executiva

Nome Cargo
Fernando Guerreiro de Lemos Presidente

É graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Atuou no Banrisul como presidente (2003 a 2010) e como diretor (1996 a 1999). Em 1995, foi membro do Conselho de Administração da Banrisul S/A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio. Entre 1990 e 1991, foi presidente da Caixa Econômica Estadual, membro do Conselho de Administração da Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do RS (DIVERGS) e membro do Conselho de Administração da PROCERGS. No Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul exerceu a função de Juiz Corregedor-Geral (2012 a 2014), Juiz Presidente (2016 a 2018) e Juiz Vice-Presidente (2021 a 2022). De 2010 a 2023, ocupou o cargo de Desembargador Militar.

Luiz Gonzaga Veras Mota Vice Presidente e Diretor de Finanças e Relações com Investidores

Atual Vice-Presidente, Diretor de Finanças e Relações com Investidores e membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.  É graduado em Economia pela Fundação Educacional de São Gabriel, com pós-graduação em Finanças pela UFRGS e em Ciências Contábeis pela PUCRS. Funcionário do Banrisul por mais de 40 anos, entre 2015 e 2019, presidiu a empresa e foi conselheiro de Administração. Durante esse período, integrou os Conselhos da Febraban, Sebrae/RS, Asbancos/RS, Cadip e Rio Grande Seguros. Atuou no Banrisul como diretor Financeiro (2010 a 2011) e diretor de Asset Management (2006 a 2010). Foi superintendente das unidades Financeira, Comercial de Varejo, Organização e Métodos, Recuperação de Crédito e Crédito Imobiliário, e superintendente regional em São Paulo. Desde 2015, exerce o cargo de diretor-presidente da Banrisul Soluções em Pagamento S.A – Instituição de Pagamento.

Carlos Aluisio Vaz Malafaia Diretor de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital

É graduado em Processamento de Dados pela Unisinos e pós-graduado em Sistemas de Informação e Telemática pela UFRGS. Funcionário do Banrisul por mais de 40 anos, atuou como analista de sistemas, gerente de Tecnologia da Informação, superintendente Executivo de Canais Eletrônicos e Banricompras. Atuou como Diretor de Operações e Tecnologia na Banrisul Soluções em Pagamentos S.A – Instituição de Pagamento de 2013 à 2023.

Elizabete Rejane Sodré Tavares Diretora Administrativa

É graduada em Economia pela Unisinos, com especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Bancária pela UFRGS. Funcionária do Banrisul desde 1988, desempenhou funções executivas como gerente e superintendente executiva nas áreas de planejamento, orçamento e estratégia. É Conselheira de Administração da Banrisul Administradora de Consórcios desde 2022 e da Banrisul Seguridade Participações e da Banrisul Corretora de Seguros desde 2021. Desde 2013 atua como Diretora da Banrisul Soluções em Pagamentos S.A – Instituição de Pagamento.

Fernando Postal Diretor de Desenvolvimento

É graduado em Gestão Pública pela Universidade de Caxias do Sul. Foi prefeito de Guaporé por duas gestões (1997 a 2004). Atuou como diretor do Banrisul S.A. Administradora de Consórcios (2005; 2009 a 2011; e 2015 a 2019) e presidente (2007 a 2008). Também foi diretor e Conselheiro da Banrisul Corretora de Seguros S.A. (2020 a 2023), diretor e conselheiro da Banrisul Seguridade Participações S.A. (2020 a 2023), conselheiro da Banrisul S.A. Administradora de Consórcios (2019 a 2023), diretor Comercial do Banrisul (2019 a 2023) e presidente do Conselho de Administração da Banrisul S.A. Administradora de Consórcios (2022 a 2023).

Gaspar Saikoski Diretor Comercial e de Distribuição de Produtos e Serviços

É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, com MBA em Gestão Bancária pela UFRGS. Na Fundação Banrisul de Seguridade Social, atuou como conselheiro fiscal (2015 a 2017) e deliberativo (2013 a 2015; 2018 até o momento); conselheiro de administração na Caixa de Assistência dos Empregados do Banrisul (2009 a 2011; 2017 até 2022); e conselheiro da Bem Promotora de Vendas e Serviços S.A. desde 2015. Funcionário do Banrisul há 38 anos, exerceu diversas funções executivas e ocupou, de 2011 a 2023, o cargo de superintendente executivo na Unidade de Gestão de Pessoas.

Irany de Oliveira Sant’Anna Junior Diretor de Riscos

É graduado em Economia pela UFRGS. No Banco Central do Brasil, de 1995 a 2015, exerceu os cargos de chefe adjunto do Departamento de Supervisão Bancária em São Paulo; gerente técnico do Departamento de Supervisão Bancária para a Região Sul; supervisor de Fiscalização; inspetor de Fiscalização; e analista de Fiscalização. Atuou como vice- presidente do Banrisul de 2015 à 2023. Atualmente, é presidente da Banrisul Administradora de Consórcios, conselheiro de administração da Banrisul Soluções em Pagamentos S.A. – Instituição de Pagamento e conselheiro de administração do Banco.

Ivanor Antonio Duranti Diretor de Crédito

É graduado em Ciências Contábeis pela Unijuí, em Direito pela Unisc e pós-graduado em Gerência de Serviços Bancários pelo IBGEN e em Direito Tributário pela PUCRS. Funcionário do Banrisul há 34 anos, exerceu os cargos de gerente de Negócios de Varejo de Pessoa Jurídica; de gerente de Negócios Corporate de Grandes Empresas; de gerente-geral da Agência Central e de outras agências; e, desde 2019, de superintendente regional.

Márcia Adriana Celestino Diretora de Atendimento e Operações de Canais

É graduada em Direito pela Universidade de Taubaté/SP e MBA em Administração e Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC), com módulo na Kellog School of Management de Chicago/EUA. Recentemente, participou do Programa de Gestão Avançada da FDC (2022), composto por aprofundamento em Educação Executiva no Insead Business School, em Fontainebleau/FR. Nos últimos 20 anos atuou na Incorporadora e Construtora Cyrela ocupando, desde 2014, o cargo executivo de diretora Comercial na Regional Sul da empresa.

Conselho Fiscal

Nome Cargo
Pricilla Maria Santana Membro efetivo, eleito pela maioria acionária

Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul – desde 01/2023. Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal – desde 2021; Subsecretaria de Relações Financeiras Intergovernamentais – Secretaria do Tesouro Nacional (abr/2015 até dez/2022); Conselho Fiscal Sistema BNDES (BNDES, BNDESPAR e FINAME) – desde 2021; Conselho Fiscal SERPRO – 2019 até set/2021; Conselho Fiscal BR Distribuidora (abr/16 até ago/2019); Secretaria de Acompanhamento Econômico (atual Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria) – Ministério da Fazenda (nov/2007 até abr/2015). Formada em Ciências Econômicas – Universidade de Brasília (1995), em Direito – Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília.

Pedro Maciel Capeluppi Membro efetivo, eleito pela maioria acionária

Conselheiro de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, desde 2020. Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados – Ministério da Economia (07/22 até 12/22); Secretário Especial Adjunto de Desestatização, Desinvestimento e Mercados – Ministério da Economia (2021 até 06/22); Presidente do Conselho de Administração da Agencia Brasileira Gestora de Fundos e Garantias – ABGF (2021 até 10/2022); Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura – Ministério da Economia (2019-2021); Presidente Substituto do Conselho de Administração da Agencia Brasileira Gestora de Fundos e Garantias – ABGF (2017 até 2020); Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura – Ministério do Planejamento (2018); Chefe do Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura – Ministério do Planejamento (2013 até 2014). Formado em Economia (2006) e Pós-graduado em Finanças, Investimentos e Banking PUC/RJ (2020).

Mateus José de Lima Wesp Membro efetivo, eleito pela maioria acionária

Secretário de Estado do Rio Grande do Sul (02/2023 a 11/2023); Assessor Superior da Procuradoria Geral do Município (02/2013 a 08/2015); Professor Faculdade Meridional (2013 a 2018);  Vereador Câmara de Vereadores de Passo Fundo (2017 a 2018). (2006-2010) Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Eduardo Ludovico da Silva Membro efetivo, eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias

Diretor Responsável na Technos Consultoria Empresarial EPP (desde 1986) – Conselheiro Fiscal do Banrisul (2014-2015). Formado em Ciências Contábeis (1995) com curso de “Normais e Procedimentos de auditoria – FIPECAFI” e “Contabilização dos Investidores sob ótica dos novos procedimentos contábeis – FIPECAFI”.

Reginaldo Ferreira Alexandre Membro efetivo, eleito pelos acionistas detentores de ações preferenciais

Conselheiro de Administração da Mahle Metal Leve S.A. (desde jun/ 2017), Conselheiro fiscal Cia. De Saneamento do Paraná – Sanepar (desde abril/ 2017), Conselheiro Fiscal Efetivo Cia. Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp (desde abril/2020), Conselheiro Fiscal Efetivo Cia. Energética de Brasília – CEB (presidente do colegiado desde abril de 2019), Conselheiro Fiscal Efetivo Rumo S.A. desde abril/ 2019), Conselheiro Fiscal Efetivo Ser Educacional S.A. (presidente do colegiado desde 2015), Conselheiro Fiscal suplente CPFL Energia S.A. (desde abril/2017), Conselheiro Fiscal suplente Braskem S.A. (desde maio/2020), Conselheiro Fiscal suplente Fras-Le S.A. (desde abril/2020).

Micheli Tassiani Petry Suplente, eleito pela maioria acionária

Coordenadora da Assessoria Especial do Governador do RS (desde 2019), Conselheira Fiscal das empresas Banrisul Consórcios e Banrisul Pagamentos (desde 2019). Secretária Executiva do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – CODESUL, desde 04.10.2019.  Coordenadora da Assessoria Especial do Gabinete do Governador de 01/2019 a 09/2019. Assistente superior da Secretaria da Casa Civil de 2015 a 2018. Assessora Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul de 2007 a 2015. Graduada em Direito pela UNIJUÍ.

Paulo Roberto Dias Pereira Suplente, eleito pela maioria acionária

Secretário Adjunto na Secretaria do Meio Ambiente e Infrainstrutura (Sema), presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), do Conselho de Recursos Híbridos (CRH), do Fundo de Recursos Híbridos (FDH), do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema) e Coordenador da Câmara Estadual de Compensação Ambiental (Ceca) (entre 2019 e 2020); Coordenador de Gestão da Secretaria de Minas e Energia (2015-2018); Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do RS (2011-2015); Diretor do Departamento de Orçamento do Estado (2006-2010); Diretor Adjunto do Departamento de Programação Orçamentária (2005-2006). Atua como Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão na administração pública desde 1998. Licenciado em História (UFRGS 1993).

Carlos Alexandre Souza e Silva Suplente, eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias

Sócio / Diretor Responsável na Technos Consultoria Empresarial EPP (desde 2002). Formado em Ciências Contábeis (2016).

Paulo Roberto Franceschi Suplente, eleito pelos acionistas detentores de ações preferenciais

Sócio da Audicontrol Auditoria e Controle S.S., desde 1995, sócio sênior. Atua como Conselheiro Fiscal desde 2004, e atualmente é membro titular das seguintes companhias: A) EQUATORIAL Energia S.A., holding das empresas CELPA e CEMAR ambas de distribuição de energia; B) CELPA Centrais Elétricas do Pará S.A., empresas de capital aberto e responsável pela distribuição de energia no Estado do Pará, empresa controlada da Equatorial; C) Companhia Energética do Maranhão – CEMAR, empresa de capital aberto com a concessão de distribuição de energia no Estado do Maranhão empresa controlada da Equatorial; D) Triunfo Participações e Investimentos S.A., empresa de capital aberto Holding de empresas que atuam na administração de concessões de Rodovias, Aeroportos; E) CESP Companhia Energética de São Paulo; F) SANEPAR – Companhia de Saneamento do Paraná com mandato até Assembleia Geral Ordinária prevista para 22 de abril de 2021. Formado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais de Paraná e em Ciências Econômicas pela FAE Business School.

Comitê de Auditoria

Nome Cargo
Urbano Schmitt Coordenador

Diretor-Presidente (CEO) da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEE-D, Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT e Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações – CEEE-PAR (desde 2018); Diretor de Captação de Recursos e Programas de Financiamento – DCRPF (2023); Secretário da SMPAE 92022 – 2023); Secretário Adjunto na Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos – SMPAE (2021 – 2022); Diretor Presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR (2019 – 2021). Graduado em Bacharelado em Ciências Contábeis (1980) pela UCS – Universidade de Caxias do Sul e Bacharelado em Ciências Jurídicas (1990) pela UNISINOS – Universidade do Vale dos Sinos, Pós-graduado em Cooperativismo com estágio Alemanha através do Deutche Genosenchaft Bank da Alemanha (1981).

Carlos Biedermann Membro

Amcham RS, Agenda 2020 e ADVB: Membro do Conselho de Administração. Grupo Algar, incluindo Algar Telecom e Algar S.A.: Membro do Comitê d Auditoria. Suzano Papel e Celulose: Membro do Comitê de Auditoria. Lojas Lebes: Membro do Conselho de Administração. Grêmio FBPA: Presidente do Conselho Deliberativo. Maiojama: Membro do Conselho de Administração. Grupo Solar, engarrafador Coca-Cola do Nordeste: Membro do Comitê de Auditoria. Grupo Cornélio Brennand – Recife: Coordenador do Comitê de Auditoria. Moinho Paulista AS: Membro do Comitê de Auditoria. Companhia Paranaense de Energia – COPEL: Membro do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria. Biedermann Consulting: Sócio, Consultoria de governança corporativa, mediação de conflitos societários, empresas familiares, perícias contábeis e financeiras (julho 2015 até o momento). CP&I (Projetos de Capital e Infraestrutura) para o Brasil: Sócio líder. PricewaterhouseCoopers: Sócio líder para a Região Sul (maio de 2002/junho 2015). IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa: Membro do Conselho de Administração (2009 – 2014), Vice-presidente 2013/2014 e presidente do Comitê de Auditoria por 5 anos. Diehl, Biedermann & Bordasch, Coopers & Lybrand, Andersen e PwC, onde era o Sócio Lider da Região Sul (Possui 41 anos de carreira profissional em auditoria e consultoria. Formação acadêmica: Graduado em Administração de Empresas – UFRGS – 1975, Administração Pública – UFRGS – 1975 e Ciências Contábeis – 1977. Pós-graduado em Mercado de Capitais – FGV/RJ – 1979 e Cursos no Brasil e Exterior, destacando o Programa Insead/Harvard na França – 1996 e o Executive Program de Singularity University em 2019.

João Zani Membro

Atualmente exerce as funções de Professor de Finanças e Governança para o Doutorado e Mestrado, MBA e para cursos de Graduação; Pesquisador na área de Finanças, Governança Corporativa e Sustentabilidade ESG; Coordenador do MBA em Controladoria e Finanças para Cooperativas; Coordenador do MBA em Sustentabilidade ESG para Cooperativas; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Finanças e Governança; Coordenador do Núcleo de Estratégias Sustentáveis ESG na UNISINOS. Foi Coordenador do Comitê de Riscos do Banrisul (2017-2023) e Conselheiro do Grupo Projeção de Brasília (2017 a 2019). Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1978); Mestrado em Administração, concentração em finanças pela PUC (1999) e Doutorado em Administração, concentração em finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL (2005).

Comitê de Elegibilidade e Remuneração

Nome Cargo
Arnaldo Bonoldi Dutra Coordenador

Bonoldi Dutra Advocacia (titular, desde 2018); Banrisul (coordenador do Comitê de Elegibilidade e Remuneração, desde 2016); Banrisul Cartões (conselheiro de administração, de 2018 a 2019); Albino Advogados (sócio sênior, de 2010 a 2018), Bonoldi Dutra Advogados (sócio gerente, de 2008 a 2010); Banco Santander Brasil (diretor executivo jurídico e de compliance, de 2003 a 2008); ING Bank N.V. Brasil (diretor jurídico e de compliance, de 1998 a 2003); BM&FBovespa  (membro do painel de árbitros, de 2001 a 2009) Banco Chase Manhattan (diretor executivo, de 1987 a 1998); Du Pont do Brasil S.A. (Advogado, de 1982 a 1987); Brasilpar Participações e Investimentos (assessor jurídico, de 1981 a 1982), Pinheiro Neto Advogados (advogado associado, de 1976 a 1981).

Advogado formado pela PUC-SP (1979); especializado em Direito Empresarial e em Administração Contábil e Financeira pela USP (1980), especializado em Administração de Empresas pela FAAP-SP (1981); participante do “Program of Instruction for Lawyers” da Faculdade de Direito de Harvard (1999); Diretor de Compliance Certificado pela BM&FBovespa (desde 2007); Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC (desde 2010).

José Luiz Castro Mendel Membro

Banrisul Cartões: Vice-Presidente do Conselho de Administração (2015 a 2017). Secretaria de Estado de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do RS: Diretor de Departamento (2011/2014). Banrisul: (1976 a 2010): Superintendente Executivo na Unidade de Atendimento e Serviços (2005 a 2010); Gerente Executivo na Unidade de Atendimento e Serviços (2003 a 2005). Formação acadêmica: Graduado em Geologia pela UNISINOS (1987); com Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade IBGEN (2006).

Giusepe Lo Russo Membro

Sócio proprietário na AGM Consulting e E-Mind Soluções (2008 – 2017); Diretor Geral e membro de Conselho na Check Express Group S.A. (2005 – 2007);
Graduação em Direito – Faculdade de Direito SBC, Graduação em Comunicação – Instituto Metodista de Ensino Superior, Managing People – Development Center – Citicorp, Gestão de Produtos – ESPM; Administração de Instituições Financeiras – Banking – Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduação em Marketing – ESPM.

Comitê de Riscos

Nome Cargo
Carlos Eduardo Schonerwald da Silva Coordenador

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS: Professor (desde 2017). Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ: Professor Adjunto (2010 – 2017). Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – DF – IPEA: Pesquisador Visitante (2013 – 2015), Bolsista PNPD (2009 – 2010). Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL: Consultor Econômico (2008 – 2010). Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS: Professor Auxiliar PLII (2008 – 2010). Formação acadêmica: Professor, Graduado em Economia pela PUCRS (2001), com Mestrado em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS (2004) e Doutorado em Economia (Ph.D.) pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos (2008).

José Luis Campani Lourenzi Membro

Banco do Estado do Rio Grande do Sul: Superintendente Executivo na Unidade de Gestão de Riscos Corporativos (desde 2010). Coordenador do Comitê de Riscos Corporativos Interdepartamental (desde 2010). Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Banrisul de Seguridade Social (desde 2019). Chefe de Auditoria Interna (1995-1999). Coordenador do Comitê de Crédito (2003-2006). Superintendente Executivo na Unidade Comercial de Varejo (2006- 2010). Coordenador do Comitê Comercial (2006 a 2010). Membro do Conselho Fiscal da Fundação Banrisul de Seguridade Social (2016-2019). Formação acadêmica: Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade São Judas Tadeu (1986), com pós-graduação em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), e em Ciências Empresariais com especialização em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal (2001), MBA em Programa de Formação Continuada em Gestão Bancária pela UFRGS (2012) e Mestrado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal (2008). Professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação desde 1988.

Danielle Santos de Souza Calazans Membro

Secretária de Planejamento, Governança e Gestão do Governo do Rio Grande do Sul, desde 01/2023; Presidente Interina e Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal, de 07/2022 a 01/2023; Secretária de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, de 2019 a 2022; Diretora de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, de 01/2019 a 06/2019; Gerente e Coordenadora-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Fazenda, de 04/2012 a 12/2018; Supervisora, Consultora e Gerente de Relacionamento PJ e Governo da caixa Econômica Federal, de 03/2007 a 07/2012. É graduada em Gestão Pública pela Escola de Administração Fazendária -ESAF em 2014; em Direito, pela Universidade Paulista em 2005.

Paula Bicudo de Castro Magalhães Membro

Assessora de Gestão Estratégica – Gabinete da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul – SEFAZ RS (desde 07/2023); Representante da Secretaria do Tesouro Nacional no Conselho Fiscal – Petrobras Transporte S.A. -TRANSPETRO (desde 06/2022); Subsecretária de Assuntos Corporativos da Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda – MF (04/2020 até 07/2023); Representante da Secretaria do Tesouro Nacional no Conselho Fiscal – Petrobras Biocombustível S.A. – PBIO (06/2020 até 09/2022); Representante da Secretaria do Tesouro Nacional no Conselho Fiscal e Presidente do Conselho – Agência Especial de Financiamento Industrial – FINAME (04/2015 até 03/2020); Chefe de Gabinete do Secretário do Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda – MF (02/2015 até 04/2020); Chefe de Gabinete do Diretor Presidente – Nacional de Aviação Civil – ANAC (02/2012 até 02/2015); Coordenadora de Análise Técnica e Informação – Gabinete do Ministro da Fazenda – Ministério da Fazenda – MF (01/2011 até 02/2012). Formação Acadêmica: Mestre em Economia do Setor Público – Universidade de Brasília – UNB (2000) Dissertação: Simulações da Previdência Social Brasileira: estudo de caso do RJU (dissertação premiada, 3ª colocada no VI prêmio do Tesouro Nacional 2001); Graduação em Ciências Econômica – Universidade de Brasília – UNB (1998)  Monografia: Fatores explicativos das principais crises cambiais no Brasil: 1970 – 1997 (monografia premiada, 3ª colocada no VI prêmio CORECON/DF 1999). Formação Complementar: Women’s Leadership Program – Realizado pela StartSe University e Nova School of Business and Economics – Lisboa – EAD (2022); 21st Century Leadership Programme – Certificação Avançada – Realizado pela Apolitical – EAD (2022); Futures Thinking and Scenario Planning for Senior Executives – Realizado pela Lee Kuan Yew School of Public Policy – Singapure – EAD  (2021)

Luiz Carlos Caio Tomazeli Membro

Atualmente é Membro do Conselho de Administração Banrisul Icatu Participações; da Rio Grande Seguros e Previdência; e da Rio Grande Capitalização S.A. Também é Socio Diretor da CNT Consultoria de Marketing Ltda, em Gramado RS; e da LC Café e Chocolataria Ltda, em Campos do Jordao SP. Foi Membro do Conselho de Administração na Cine Embaixador, em Gramado/RS, de 2007 a 2016; e Membro do Conselho Fiscal da Bem Promotora de Vendas e Servicos S.A, Porto Alegre/RS, de 2019 a 2021. Em 2022 atuou como coordenador da Campanha de reeleição do Governador Eduardo Leite; e de 2019 a 2022 foi Assessor do Gabinete do Governador Eduardo Leite PSDB. Possui formação acadêmica em:  Mestrado em Filosofia – PUC – Porto Alegre – 1998; Pós – Graduação em Marketing – ESPM – Porto Alegre RS – 1990; Bacharel em Ciências Econômicas – UNISINOS – Sao Leopoldo RS – 1989; Bacharel em Administração de Empresas – FACCAT – Taquara RS – 1985; Formação em Governanca Corporativa para atuação em Conselhos de Administração. IBGC – Instituto Brasileiro de Governanca Corporativa. Porto Alegre RS – 2006.

Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática

Nome Cargo
Jorge Luís Tonetto Coordenador

Conselheiro de Administração do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (desde 2019). Membro do Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática – RSAC (desde 2022). Atualmente é Secretário Adjunto da Fazenda do Estado do RS. É Mestre em Economia do desenvolvimento e possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela mesma Universidade (1992). Possui pós-graduação como especialista em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal (FGV/ESAF/União Europeia) e também em “Teory and Operation of Modern National Economy” (George Washinton University). Possui os títulos de especialista em Gestão de Sistemas (UFRGS) e especialista em Ciência Política (PUCRS). Exerceu o cargo de Secretário Municipal da Fazenda de Porto Alegre/RS de 2014 a 2016, sendo Auditor-Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda desde 1993. Foi Diretor Técnico da ABRASF e do GEFIN/CONFAZ. É Professor de Economia das Finanças Internacionais e de Economia do Setor Público no curso de Economia da PUCRS. Tem experiência nas áreas de Finanças Públicas, Economia, Administração Pública e Tecnologia da Informação.

Gabriel Ribeiro Fajardo Membro

Secretário Adjunto de Parcerias e Concessões do Estado do Rio Grande do Sul (desde 02/ 2023); Membro do Conselho de Administração do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens – DER/MG (desde 03/2021); Vice-Presidente do Conselho de Administração da Metrominas (desde 03/2021);  Membro do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (desde 05/2021); Subsecretário de Transportes e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (03/2021 até 02/2023); Superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (10/2020 até 03/2021); Assessor-Chefe de Relações Intragovernamentais na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (07/2020 até 10/2020); Assessor do Núcleo de Estruturação de Projetos na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (02/2020 até 07/2020). Formação acadêmica: Mestre em Direito da Administração Pública e Desenvolvimento Estratégico – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), (2023) Dissertação: Agências Reguladoras como Poder Concedente em Contratos de Concessão; Bacharel em Direito – Universidade Federal de MInas Gerais – UFMG; MBA em Engenharia de Custos – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC, (2020); Extensão em Gestão de Contratos na Engenharia Civil – Universidade do Porto, (2019).

Marilene de Oliveira Ramos Membro

Membra do Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática do Banco do Estado do Rio Grande do Sul desde 02/2023. Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Infraestrutura (ABDIB) e conselheira do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Diretora de relações institucionais e sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil e a Presidente do Conselho de Administração da Concessionária Rio+ Saneamento S.A., desde março de 2022. Foi assessora da presidência da Norte Energia S.A. de 11/2018 a 02/2022; Consultora da Fundação Renova de 01/2019 e 02/2022; Diretora de Infraestrutura e Sustentabilidade do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de 2016 a 2018; Presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) de 2015 a 2016; Secretária do Ambiente e Presidente do INEA-RJ de 2007 a 2014; Professora da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) desde 2001, estando licenciada desta função desde 2018. Formada em Engenheira Civil (1982) e doutora em Engenharia do Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ (2002), especializada nas áreas de infraestrutura, saneamento e meio ambiente.

Artur Jose de Lemos Junior Membro

Secretário-Chefe de Estado do RS da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul (2021/Atual); Secretário de Estado do RS na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (2019/2021); Membro do Conselho Fiscal da CEEE-GT da Companhia Estadual de Energia Elétrica (2019/2020); Membro do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE (2019/2021); Membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama (2019/2021); Coordenador da Bancada do PSDB (2018) na Assembleia Legislativa do Rio Grande Do Sul; Secretário de Estado do RS na Secretaria de Minas e Energia (2017/2018). Graduado em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul – PUCRS (Jun 1999 – Dez 2005).