Modelo de Negócios

O Banrisul é um banco comercial de varejo, voltado a empresas e pessoas físicas, com forte presença no Rio Grande do Sul, detendo cerca de 20% de participação no crédito e quase 50% dos depósitos a prazo feitos no Estado. Empresa de economia mista, atua como principal agente financeiro do Estado do Rio Grande do Sul na promoção do seu desenvolvimento econômico e social, de forma sustentável e rentável.

O banco possui um modelo de negócios estável e oferece uma vasta gama de produtos de crédito e serviços financeiros. Um dos pontos fortes do Banrisul é sua base de captação estável e de baixo custo, formada principalmente por depósitos a prazo e de poupança e possibilitada por uma rede de agências de alta capilaridade e pela referência de solidez da marca.

No que se refere à estratégia de crédito comercial para o segmento pessoa física, o Banrisul mantém o direcionamento voltado para a ampliação da carteira de crédito com operações de menor risco, em especial às linhas de crédito consignado aos servidores públicos e aposentados. Buscando a renovação e a fidelização da base de clientes, bem como o estreitamento do relacionamento comercial com clientes de alta renda, o Banco vem ampliando e inaugurando novos espaços Afinidade, criados especificamente para atendimento deste público.

No segmento empresarial, o foco da instituição são as pequenas e médias empresa. Nesse sentido, destaca-se o Banrisul Mais Empresas, programa que contempla uma nova modelagem de crédito e análise de risco, e busca o aperfeiçoamento na concessão de limites de crédito aos clientes do varejo, para os quais o foco está direcionado à oferta de operações com garantia real, cartão empresarial, desconto de recebíveis e novos planos de soluções da rede de adquirência Vero.

Para o público do agronegócio, o posicionamento do Banco está voltado para a melhoria do atendimento, apoiando o crescimento de toda a cadeia produtiva, tanto para o pequeno e médio produtor, quanto para empresas e cooperativas agrícolas, assim seguindo com a estratégia de ampliar a participação no agronegócio do Estado, com ofertas de linhas de custeio e investimentos em novos projetos para melhoria e ampliação de produtividade.

No aspecto tecnológico, o Banrisul segue focado na transformação digital, adotando o modelo digital de jornadas fim a fim, com foco no cliente, e a internalização da metodologia ágil. A transformação gradual, com impacto em toda a Instituição, a busca de agilidade nos processos e de novos modelos de negócios visam posicionar o Banco no mercado competitivo e torná-lo capaz de implementar com sucesso a estratégia baseada em sua vocação para banco de varejo.